IPTU 2023: Desconto de 20% permanece ativo
Valor é destinado a demandas de educação, saúde e infraestrutura.
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), é um imposto municipal, cobrado de quem possui qualquer tipo de imóvel, dentro de uma área urbana. Para 2023, os carnês devem ser entregues até o final do mês de março, segundo o Secretário Municipal da Fazenda, Expedito Eloy.
Já os pagamentos continuam sendo feitos em agências bancárias, de forma presencial ou digital. O desconto de 20% permanece.
De acordo com o secretário, a intenção é manter descontos que coincidam com o porte da cidade: “A inflação está acumulada desde novembro e dezembro de 2022, e o contribuinte paga o imposto com desconto, o que é uma situação muito positiva”, disse ao De Olho na Cidade.
A respeito da arrecadação do ano passado, considerando a Receita do IPTU, houve um crescimento de 14% do ponto de vista nominal, em relação a 2021. A distribuição do dinheiro arrecadado pelo IPTU, é feita com 25% aplicados na educação, e 15% na área de saúde.
“Esses são preceitos de origem constitucional, se o valor não for aplicado, vai levar o Prefeito a ter suas contas reprovadas”, pontuou.
Ainda segundo o secretário, o valor repassado pode ser ainda maior que a porcentagem pré-estabelecida. O restante do valor é destinado a obras de infraestrutura e demais demandas municipais.
“Nunca é demais para o cidadão saber da importância do pagamento do IPTU”, ratifica.
As guias para o pagamento do IPTU e da TFF podem ser obtidas na página da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) na internet, acessando www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br, assim como diretamente no CEAF, localizado na rua Barão de Cotegipe, nº 764, Centro.