Política

Ipespe: Lula lidera com 44%, seguido de Bolsonaro com 35%

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (25) apresenta estabilidade no comparativo com o cenário da rodada anterior

25/07/2022 12h17
Ipespe: Lula lidera com 44%, seguido de Bolsonaro com 35%
Foto: Montagem/ Divulgação

Nova rodada da pesquisa Ipespe reafirma o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança das intenções de voto, com 44%. Na sequência, aparecem o atual presidente, Jair Bolsonaro, com 35%. Os dados são próximos dos números da rodada anterior, publicada no começo de junho, onde Lula venceu por 45% x 34%, também no levantamento estimulado.

O crescimento do candidato à reeleição e a queda de Lula (ambas em um ponto percentual, se deu dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos para baixo e para cima. A diferença entre os dois recuou de 11 para nove pontos percentuais.

No mesmo cenário estimulado, o pedetista Ciro Gomes aparece em terceiro lugar, com 9% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) ficaram com 4% e 2%, respoectivamente. Pablo Marçal (Pros) e Luiz Felipe d’Avila (Novo) cravaram 1%.

O deputado Luciano Bivar (UB), a sindicalista Vera Lúcia (PSTU), a professora Sofia Manzano (PCB), o ex-deputado José Maria Eymael (DC) e o técnico em mecatrônica Leonardo Péricles (UP) não alcançaram 1 ponto.Nulos e brancos somaram 4% dos entrevistados e não sabem/não responderam, 2%.

Espontânea

Já na espontânea, na qual os eleitores não recebem a lista de candidatos, Lula lidera com 40% do eleitorado, e 30% de Bolsonaro. A oscilação, neste cenário, também ficou na margem de erro. Na rodada passada, Lula teve 39% das menções, contra 29% do atual presidente.

Na rodada desta segunda, Ciro Gomes (PDT) foi citado por 4% dos eleitores. Simone Tebet e Pablo Marçal ficaram com um ponto e os demais não pontuaram. Nenhum, brancos e nulos somaram 5%, contra 19% de não sabe ou não responderam.

Encomendada pela XP Investimentos, a rodada do Ipespe foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-08220/2022. Foram consultadas 2 mil pessoas por telefone entre 20 e 22 de julho. A margem de confiança é de 95,45%. Essa é a segunda pesquisa para a corrida presidencial divulgada nesta segunda.

Segundo turno

Para o segundo turno, o instituto simulou cinco cenários. Lula venceria nos três em que participa: 53% contra 36% de Bolsonaro; 53×29% de Ciro Gomes e 55% a 22% se a adversária for a emedebista Simone Tebet. Nestes mesmos cenários, não sabe/nenhum/não respondeu/branco/nulo somaram 11%, 19% e 22%, respectivamente

Ciro Gomes seria eleito se o oponente for Bolsonaro (46% para 41%). Neste caso, não sabe/nenhum/não respondeu/branco/nulo obtiveram 13% das respostas. O postulante à reeleição venceria Simone Tebet por 41% a 39%, com cerca de 21% de não sabe/nenhum/não respondeu/branco/nulo. 

*Metrópoles e Uol

Comentários

Leia também

Política
Preso na Operação Overclean, vice-prefeito de Lauro é solto e usará tornozeleira eletrônica

Preso na Operação Overclean, vice-prefeito de Lauro é solto e usará tornozeleira eletrônica

Decisão foi assinada pelo presidente plantonista, desembargador federal João Batista...
Política
Presidente sanciona lei que isenta medicamentos do imposto de importação

Presidente sanciona lei que isenta medicamentos do imposto de importação

Lula também vetou algumas partes do projeto de lei; veja detalhes
Política
PF instaura inquérito para investigar liberação de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares

PF instaura inquérito para investigar liberação de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou a suspensão dos...