Ipecaetá avança nos primeiros 100 dias do segundo mandato de Júnior Piaggio
Obras, reconhecimento internacional e educação como prioridade
O prefeito de Ipecaetá, Júnior Piaggio, concedeu entrevista ao programa De Olho na Cidade para apresentar um balanço dos primeiros 100 dias de sua segunda gestão. Segundo ele, o início do novo mandato foi marcado por um ritmo acelerado de entregas e iniciativas inovadoras, com destaque para os avanços na infraestrutura, educação e representação internacional da cidade.
“Entramos com o pé no acelerador e já colhemos bons frutos”, afirmou o prefeito.
A área da educação foi um dos principais focos da gestão. Júnior destacou a antecipação do calendário letivo para a segunda semana de fevereiro — um feito inédito em Ipecaetá — e a entrega da Escola Aprigio Santana, totalmente requalificada e ampliada.
Além disso, o município recebeu investimentos em transporte escolar com a aquisição de um ônibus, uma van furgão para merenda escolar, dois veículos utilitários e um móvel para a Secretaria de Educação. Também foram adquiridos novos mobiliários e carteiras escolares para as unidades de ensino.
Ipecaetá: cidade educadora com reconhecimento internacional
O município foi convidado a participar da Assembleia Geral das Cidades Educadoras em Bruxelas, na Bélgica, sendo a única cidade baiana com o título de Cidade Educadora.
“Foi uma experiência incrível. Levamos o nome de Ipecaetá para um evento com 132 delegações do mundo todo. Representamos o Brasil junto com São Paulo e Curitiba. Mais que representar, votamos na assembleia e voltamos com muito conhecimento”, relatou Piaggio.
O prefeito revelou que dois projetos da Cidade Educadora já serão implantados este ano, sendo um deles uma horta comunitária escolar, que envolverá alunos, professores, pais e a comunidade.
“É uma proposta que ultrapassa os muros da escola. Queremos integrar todos os atores sociais nesse processo educativo que vai também impactar nos indicadores educacionais e atrair mais recursos para o município”, explicou.
Obras e infraestrutura: entregas e expectativa de inaugurações
Na infraestrutura, o prefeito ressaltou a pavimentação de seis ruas na sede e mais três em distrito, além da execução da obra asfáltica entre Chapada e BR-120, com 1,6 km, já em 45% de andamento. Também foram concluídas extensões de rede de água que somam 146 km, beneficiando cerca de 3.200 pessoas.
Júnior Piaggio anunciou a entrega iminente de seis obras importantes: o Estádio Municipal — palco da primeira partida da Copa Intermunicipal de Ipecaetá —, o mercado municipal reformado, a iluminação da Avenida de Contorno, a drenagem do bairro Portelinha e o complexo com a delegacia de Polícia Civil e o Batalhão da Polícia Militar.
“Essas obras estão prontas, só aguardamos agenda do governador para as inaugurações”, disse.
Representatividade e novas parcerias
Outro marco desses cem dias foi a posse do prefeito como diretor da União dos Municípios da Bahia (UPB), representando os municípios com até 22 mil habitantes.
“São 273 cidades que vamos coordenar com foco em políticas públicas eficazes. Já iniciamos articulações junto ao Ministério Público para tratar da questão da seca e dos festejos juninos, que são fundamentais para a cultura e economia local”, afirmou.
Crescimento com foco e responsabilidade
Ao ser questionado sobre a imagem de que gestores em segundo mandato trabalham menos, o prefeito foi categórico: “A gente vem para desmentir isso. Estamos acelerando, entregando e buscando mais. A cidade está se transformando e vamos continuar trabalhando para fazer de Ipecaetá uma referência, não só na Bahia, mas no Brasil”, concluiu.