Política

Ipec: Lula tem 50% no 2º turno, e Bolsonaro, 43%

Pesquisa foi feita entre sábado (22) e segunda-feira (24) e tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, 46%. Resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas.

24/10/2022 18h10
Ipec: Lula tem 50% no 2º turno, e Bolsonaro, 43%
Foto: Divulgação

Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (24), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%.

O novo levantamento foi feito entre sábado (22) e nesta segunda, e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na pesquisa anterior do Ipec, divulgada dia 14 de outubro, os resultados foram iguais: Lula tinha 50%; Bolsonaro, 43%. Havia 5% de brancos e 2% de nulos.

Se a eleição fosse hoje, Lula teria 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, 46%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. No levantamento anterior do Ipec, Lula tinha 54% dos votos válidos; Bolsonaro, 46%.

Este é o quarto levantamento do Ipec após o primeiro turno das eleições. Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 183 municípios entre sábado (22) e segunda-feira (24). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-06043/2022.

No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.
Antes do primeiro turno, que aconteceu em 2 de outubro, o Ipec também fez simulações de segundo turno (veja infográfico abaixo). Na sondagem divulgada na véspera da votação, Lula tinha 52% das intenções de voto, e Bolsonaro, 37%.

*G1

Comentários

Leia também

Política
Valdemar diz que candidatura de Eduardo ao Planalto pode ‘matar’ Bolsonaro

Valdemar diz que candidatura de Eduardo ao Planalto pode ‘matar’ Bolsonaro

Em meio à prisão domiciliar, o ex-presidente ainda não definiu seu sucessor para disputar...
Política
Relator descarta anistia e propõe “PL da Dosimetria” para pacificar o país

Relator descarta anistia e propõe “PL da Dosimetria” para pacificar o país

Paulinho da Força defende mudança no nome do projeto e diz buscar justiça sem confronto...
Política
Dias Toffoli dá 10 dias para Câmara se manifestar sobre PEC da Blindagem

Dias Toffoli dá 10 dias para Câmara se manifestar sobre PEC da Blindagem

Ao todo, 34 parlamentares assinaram a ação, registrada nesta quinta-feira (18)