Inverno começa na sexta-feira, mas Feira de Santana já sente os efeitos das baixas temperaturas
Mesmo antes do início oficial do inverno, que começa nesta sexta-feira (20), Feira de Santana já tem registrado temperaturas mais amenas e clima típico da estação. A tendência, segundo a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), é que esse cenário se mantenha nos próximos dias e ao longo dos […]
Mesmo antes do início oficial do inverno, que começa nesta sexta-feira (20), Feira de Santana já tem registrado temperaturas mais amenas e clima típico da estação. A tendência, segundo a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), é que esse cenário se mantenha nos próximos dias e ao longo dos próximos meses.
“Vamos observar entre essa terça e quarta-feira condições para ocorrência de chuvas fracas e isoladas em toda a região de Feira de Santana”, afirmou a meteorologista. Ela explicou que esse comportamento do clima é comum nesta época do ano, e que já é possível notar as mudanças mesmo antes da chegada oficial do inverno.
De acordo com Cláudia Valéria, as temperaturas mínimas mensais devem ficar em torno de 17 a 18 graus, podendo cair ainda mais em alguns momentos da estação.
“Eventualmente, essas temperaturas, mais para o final do inverno, podem chegar isoladamente a valores de até 14 graus em alguns dias”, detalhou.
A especialista destacou que esse padrão climático é considerado normal para a estação e deve se repetir ao longo do inverno de 2025.
“Essa situação é bastante recorrente durante o inverno em toda a região de Feira de Santana, e neste ano não será muito diferente”, completou.
A previsão de clima mais ameno e com possibilidade de chuvas fracas deve influenciar também nos hábitos da população, especialmente durante os festejos juninos, típicos deste mês. A orientação é que as pessoas fiquem atentas às mudanças de temperatura, sobretudo nos períodos da noite e madrugada.
Com informações do repórter Robson Nascimento