Saúde

Inverno aumenta os riscos de formação de cálculos renais, alerta especialista

A conscientização sobre a importância da ingestão adequada de líquidos, especialmente durante o inverno, é essencial para prevenir a formação de cálculos renais e suas complicações.

15/07/2024 06h35
Inverno aumenta os riscos de formação de cálculos renais, alerta especialista

Cálculos renais, também conhecidos como pedras nos rins, são depósitos duros de minerais e sais que se formam nos rins e podem causar dor intensa quando se deslocam para os tratos urinários. Segundo especialistas, o inverno pode favorecer a formação desses cálculos. O urologista Dr. Eduardo Cerqueira trouxe mais detalhes sobre essa questão.

“Os cálculos renais estão diretamente relacionados à ingestão de líquidos. A baixa ingestão hídrica favorece a formação de cálculos, pois há uma concentração da urina, e nessa concentração, precipitam-se cristais que formam essas pedras no rim. Então, no período em que se bebe menos água, há uma probabilidade maior de formação de cálculos renais”, explicou.

O médico destacou que no inverno, as pessoas tendem a beber menos água porque sentem menos sede.

“Esse hábito de beber menos água pode levar à formação de cálculos renais. Algumas pessoas também bebem menos água devido à profissão, para não terem que parar toda hora para ir ao banheiro, ou são pacientes mais idosos que têm dificuldade para beber mais líquido. Tudo isso favorece a formação de cálculos renais”, afirmou.

Os cálculos renais podem causar quadros obstrutivos. “Você pode ter aquele cálculo que cai no ureter, que é o canal que liga o rim à bexiga, provocando dores e cólicas renais muito intensas, similares à dor do parto. Essas dores geralmente levam o paciente ao pronto-socorro. Existem também os cálculos maiores, que ficam dentro do rim, chamados cálculos coraliformes. Eles crescem e não provocam tanta dor quanto o cálculo ureteral, mas podem levar à destruição do rim e outras complicações”, explicou.

Entre as principais complicações associadas aos cálculos renais estão a insuficiência renal por obstrução, lesão renal e infecção.

“A infecção urinária pode estar muito relacionada aos cálculos. Alguns cálculos são formados por bactérias, e essas bactérias, além de aumentarem o tamanho do cálculo, provocam infecção. Elas se protegem do antibiótico no interior desses cálculos, pois é uma área onde a ação do antibiótico não é tão eficaz, por ser uma pedra. Por isso, as bactérias acabam se alojando nessa região”, concluiu.

Comentários

Leia também

Saúde
Síndrome nefrótica: especialista explica doença que afeta filha de Júnior Lima

Síndrome nefrótica: especialista explica doença que afeta filha de Júnior Lima

A menina foi diagnosticada com uma síndrome rara que afeta os rins, conhecida como síndrome...
Saúde
OMS alerta para risco global de disseminação da Chikungunya

OMS alerta para risco global de disseminação da Chikungunya

Doença viral transmitida por mosquitos pode causar febre e dores articulares intensas,...
Saúde
Nutróloga alerta mulheres 40+ sobre saúde e longevidade com qualidade de vida

Nutróloga alerta mulheres 40+ sobre saúde e longevidade com qualidade de vida

Segundo ela, envelhecer bem é possível desde que se tenha atenção aos sinais do corpo...