Saúde

Instituto Salt! Novo espaço de saúde promove qualidade de vida aos pacientes

Espaço busca trazer acolhimento e conforto no atendimento

13/01/2023 17h47
Instituto Salt! Novo espaço de saúde promove qualidade de vida aos pacientes
Foto: Reprodução/Instagram

Buscando promover qualidade de vida, o Instituto Salt é o mais novo espaço de saúde em Feira de Santana. A proposta é trazer inovações para o cuidado multifatorial do indivíduo. O espaço, anteriormente, funcionava apenas como um consultório, mas foi ampliado para garantir mais conforto e serviços de qualidade.

“O Instituto Salt nasceu no nosso coração desde 2019. Quando voltamos da residência de Curitiba, até aqui, tínhamos o sonho de colocar em prática aquilo que aprendemos ao longo da nossa história. E quando montamos a Clínica Nutrofit, no Multiplace, era apenas um consultório, e até me perguntavam por que chamar de Clínica, se é só um Consultório?. Mas se eu não profetizasse, como ia conquistar algo maior?”, relata uma das administradoras do espaço, a nutróloga e especialista do sono, Dra. Anne Stephanny, ao De Olho na Cidade.

Segundo Anne, antes o seu foco de trabalho com a Nutrofit era mais voltado ao público esportivo e ao emagrecimento estético. Contudo, ao longo da trajetória, a doutora percebeu que mesmo quando seus pacientes buscavam uma performance puramente estética, tinham outros aspectos envolvidos que precisavam ser trabalhados.

“Passei a entender que além de buscar uma transformação estética, a pessoa precisa mudar o estilo de vida. Então fui pesquisar e estudar desde aquela época sobre qualidade de vida, que é um assunto multifatorial, um cenário que enxerga o indivíduo no seu contexto bio psico-social, e, com a onda do momento que veio para ficar, o lado espiritual”, pontua.

A especialista ratifica que espiritualidade não se restringe a questões religiosas.

“A espiritualidade hoje é o centro da qualidade de vida. É diferente de religiosidade, cada um tem o seu caminho e sua forma de se conectar com a energia que acreditamos que nos rege. Uns chamam de Deus, outros não. Mas como seres humanos sabemos que viemos de algum lugar e vamos, talvez, para outro”.

No âmbito da espiritualidade, o Instituto Salt se preocupa em cuidar do ser humano de dentro para fora, porque a manifestação física decorre de algo interno que precisa ser trabalhado. No sentido da qualidade de vida, a estética tem um papel importante.

“Quando não estamos nos sentindo bem com nós mesmos, quando não nos enxergamos bem, também não ficamos bem com a nossa saúde”, pontua.

Para o neurocirurgião Dr. Rui Santana, que também está por trás do Instituto, o acolhimento e o cuidado são os principais valores.

“Um dos trabalhos mais duradouros sobre felicidade é da Universidade de Harvard, e diz que as relações humanas são os fatores mais impactantes para a felicidade. Então, se relacionar bem com as pessoas faz bem para nós, assim como faz bem para o outro. O principal valor da nossa clínica é o acolhimento, podemos errar por qualquer coisa, mas não por acolher”.

Ainda segundo o Dr. Rui, o atendimento é humanizado e busca trazer esperança e conforto aos pacientes.

MEDICINA SEXUAL

Outra demanda atendida pelo Instituto Salt, a Medicina Sexual, discute diversos aspectos da sexualidade, não se restringindo apenas ao ato.

“Sexualidade é um mundo. Diz respeito a quem você é, e como se representa, independente das diferentes formas de expressão existentes hoje em dia. Vem desde um processo de educação que precisa ser trabalhado, pois ainda há muito tabu em torno deste assunto”, explica a Dra Anne.

Muitos indivíduos, inclusive crianças e adolescentes, têm seu primeiro contato com sexualidade através de filmes de conteúdo adulto, que deturpam muitos aspectos da vida sexual. Isso pode gerar distorção de descompreensão sobre o que é o sexo, levando ao desenvolvimento de problemas.

A Medicina Sexual atua tanto no processo de educação, quanto nas disfunções em si, além de ser capaz de tratar problemas existentes entre casas e trazer de volta o bem-estar familiar.

“Uma das coisas mais bonitas que eu vejo na medicina, é como ajudar famílias a se reestruturarem, porque as vezes, as famílias se separam por falta de conhecimento”, destaca o Dr. Rui Santana.

O Instituto Salt será inaugurado oficialmente no dia 16 de janeiro, situado na Rua Nossa Senhora da Piedade, 485 – Santa Mônica. Mais informações podem ser encontradas através do Instagram: @institutosalt

Comentários

Leia também

Saúde
Metástase cerebral: entenda o que causou a morte da jornalista Gloria Maria
Saúde
Psicóloga fala sobre a importância de cuidados constante com a saúde mental

Psicóloga fala sobre a importância de cuidados constante com a saúde mental

"Muitas vezes o sofrimento emocional não é necessariamente uma doença que está instituída,...
Saúde
Especialista aponta quais são os direitos de pessoas portadoras de transtornos mentais

Especialista aponta quais são os direitos de pessoas portadoras de transtornos mentais

Os pacientes que possuem transtornos mentais têm direito a ter acesso ao melhor tratamento...