Bahia

Inspirada nos jogos olímpicos, Hemoba lança campanha para abastecer estoque de sangue

Objetivo é que os valores olímpicos de solidariedade, respeito mútuo e dedicação inspirem os doadores a salvarem vidas

24/07/2024 20h00
Inspirada nos jogos olímpicos, Hemoba lança campanha para abastecer estoque de sangue
Foto: Divulgação/Hemoba

Inspirada nos jogos olímpicos em Paris 2024, a Fundação Hemoba lança nesta quinta-feira (25), a partir das 11h, no Hemocentro Coordenador (Salvador), a campanha “Olimpíadas da Doação” para conscientizar e mobilizar a população baiana sobre a importância do ato solidário de doar sangue e abastecer os estoques que estão em nível crítico, principalmente, para os tipos sanguíneos B+, B-, O+ e O-. Estará presente a embaixadora da campanha Adriana Araújo, primeira mulher do Brasil a ganhar medalha olímpica no boxe, nas Olimpíadas de Londres em 2012. Conquistou também ouro no II International Women Tournament, no Cazaquistão, em 2011; foi sete vezes campeã Pan-Americana (2005, 2007, 2008 2009, 2010, 2011 e 2012) e ouro nos Jogos Sul-Americanos 2010, na Colômbia.

A campanha, que tem o apoio da Sudesb (Superintendência dos Desportos da Bahia), chama a atenção para as modalidades de doador de sangue, doador de plaquetas e doador de medula, com o mote “Escolha a sua e salve vidas”. Serão utilizadas peças para as redes sociais e banners para sites, com os endereços das unidades da Hemoba, na capital e no interior, que atendem os candidatos à doação. O objetivo é que os valores olímpicos de solidariedade, respeito mútuo e dedicação inspirem os doadores a salvarem vidas, principalmente, neste momento em que o período de chuvas e as doenças respiratórias diminuem o fluxo de voluntários nas unidades de coleta. Além disso, nos últimos meses aumentou o número de leitos e de hospitais inaugurados na Bahia, que ampliam a demanda por hemocomponentes nos tratamentos de lesões graves, diversas doenças, transplantes e diferentes tipos de cirurgias.

No estado, desde o início do ano, foram criados novos leitos em vários hospitais, como no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana; no Hospital do Subúrbio (HS), em Salvador, e no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê. Também foram inauguradas novas unidades hospitalares, como o Hospital Ortopédico do Estado, no bairro do Cabula, na capital baiana, e no Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul. Além disso, a Hemoba assumiu o atendimento hemoterápico de toda a rede SUS da região de Feira de Santana após o fechamento do banco de sangue privado na cidade.

Roteiro do hemóvel – Para facilitar o acesso dos voluntários à doação de sangue, as unidades móveis de coleta (hemóvel) estarão em locais de grandes fluxos de pessoas em Salvador e Região Metropolitana. De 24 a 27/07, o hemóvel atenderá no Parque Shopping Bahia (Lauro de Freitas); até 26/07 e de 29 a 03/08, no Salvador Shopping; em 27/07, na Igreja Batista Sião, no Campo Grande; e de 30/07 a 03/08, no Shopping da Bahia.

Unidades fixas – Em Salvador, as unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .

Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Cadastro de medula óssea – O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5 ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Comentários

Leia também

Bahia
Bombeiros militares permanecem combatendo incêndio florestal na Chapada Diamantina

Bombeiros militares permanecem combatendo incêndio florestal na Chapada Diamantina

O objetivo principal da operação é proteger a vegetação nativa e garantir a segurança...
Bahia
Secretário estadual comemora decreto de regulamentação do uso das forças policiais

Secretário estadual comemora decreto de regulamentação do uso das forças policiais

Felipe Freitas, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, falou sobre o documento...
Bahia
Enterrados na Bahia os corpos de duas vítimas do acidente com 41 mortos na BR-116, em Minas Gerais

Enterrados na Bahia os corpos de duas vítimas do acidente com 41 mortos na BR-116, em Minas Gerais

Sepultamentos ocorreram em Barra do Choça, no sudoeste do estado