Inovação e superação: Empreendedor relata como reinventou sua carreira aos 52 anos de idade
“O representante que quer crescer nessa carreira tem que sair do modo antigo”, destaca.
A reinvenção e constante busca por inovação são essencias para uma trajetória de sucesso no empreendedorismo. É o que relata o empreendedor Valtemir Matos, que também atua como e representante da CIMED — a quarta maior indústria farmacêutica do Brasil.
Com cerca de 38 anos no setor, o representante começou sua trajetória aos 16 anos, em 1985, durante a época da hiperinflação. Durante 27 anos, ele foi proprietário da Farmácia Silva. Posteriormente, Valtemir ingressou na distribuição de medicamentos de prescrição.
“É aquele medicamento que eu vendo para a farmácia, mas a mim não cabe nenhum esforço para que a farmácia venda para o consumidor final. É papel do médico prescrever e a farmácia vende. Então é muito mais cômodo ser o representante da distribuição de medicamentos de prescrição”, relata Valtemir em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, da rádio Princesa FM.
Entretanto, em 2021, um novo desafio surgiu em sua trajetória: trabalhar com um laboratório focado em medicamentos voltados à saúde, qualidade de vida e rejuvenescimento.
“São medicamentos que vão muito além de remediar, e sim de tratar por prevenção e entregar para as pessoas mais qualidade de vida. Fiquei meio desesperado, porque nessa ocasião eu tinha 52 anos e eu sabia que a competitividade com as pessoas jovens seria muito difícil”, pontua.
Valtemir conta que participou do processo seletivo da CIMED, no qual já foi alerta dos desafios que surgiriam, pois a indústria farmacêutica trabalha com um diferencial do mercado.
“Na CIMED, além de vender, ajudamos o nosso cliente final a vender também. Se a gente parar para pensar, um medicamento até pode mudar a cor da caixinha, mas, geralmente, você entrega a mesma substância. A CIMED entendeu esse movimento e fugiu dessa guerra de preço e prazo. Há um propósito muito claro que é levar produtos de qualidade de forma acessível. O produto da CIMED não pode perder em nada em qualidade, não precisa ser o mais barato, nem o mais caro, mas tem que ser acessível porque a qualidade a gente garante”, enfatiza Valtemir.
O empreendedor salienta a importância de manter uma mentalidade jovem, de ser empreendedor e de ajudar o cliente a vender, desafiando os padrões tradicionais do mercado farmacêutico.
“O vendedor do futuro, ele não é nem jovem nem velho, ele é o vendedor que ajuda o cliente. O representante que quer crescer nessa carreira tem que sair do modo antigo e ajudar o cliente a vender”, destaca.