Influencer nordestina relata apreensão com guerra em Israel
Israel decretou o Estado de Alerta de Guerra depois de ter sido alvo de um ataque do Hamas, grupo palestino.
Israel decretou o Estado de Alerta de Guerra depois de ter sido alvo de um ataque do Hamas, grupo palestino. Em uma entrevista concedida ao Portal De Olho na Cidade, Andressa Nascimento, natural de Fortaleza-CE, residente em Israel há 4 anos, relatou sua experiência diária no país.
A nordestina, que também compartilha em suas redes sociais o seu cotidiano, descreveu a situação atual em Israel como desafiadora. Ela explicou que, embora conflitos entre Israel e Palestina tenham sido uma constante na região, a situação tomou um rumo particularmente preocupante. “Agora foi muito pior, porque dessa vez sequestraram civis e mataram. E foi a primeira vez que conseguiram bombardear cidades centrais como a cidade de Tel Aviv em uma escala muito grande e também foi a primeira vez que a gente viu os terroristas caminhando pelas ruas”, relata.
O governo de Israel já notificou oficialmente que o país está em guerra. A brasileira enfatizou a preocupação com a segurança pessoal e a de outros residentes. Ela disse: “Nem tudo eu posso falar, porque envolve a minha segurança, envolve a segurança de outras pessoas. Existe uma zona de segurança, a gente está nessa zona de segurança, não podemos sair daqui, a gente tem que permanecer aqui e foi a recomendação que o governo deu, eles ainda estão capturando terroristas e ainda hoje teve toque de sirenes pelo país e em várias localizações do norte-sul e inclusive perto de onde eu estou teve toque de sirenes e todo mundo em alerta”.
O Itamaraty estima que ao menos 30 brasileiros vivem na Faixa de Gaza e outros 60 em Ascalão e em localidades na zona de conflito. Já em Israel, a embaixada brasileira já tinha reunido, até este domingo, informações de cerca de 1 mil brasileiros hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em voltar ao Brasil. A maioria é de turistas que estão em Israel.