Feira de Santana

Infectologista alerta para os cuidados com doenças típicas do outono

População deve redobrar a atenção nesse período

02/04/2023 16h34
Infectologista alerta para os cuidados com doenças típicas do outono

O outono chegou e com ele vem o surgimento de uma série de problemas de saúde para a população.  Crianças, idosos e pacientes com doenças pulmonares estão classificados no grupo de risco, ou seja, são mais vulneráveis a quadros gripais.

Segundo a infectologista Dra. Normeide Pedreira a maioria das doenças da estação é causada por vírus, que se multiplicam com maior facilidade quando o tempo está seco. 

“Estamos no outono que oferece condições de temperatura e umidade de ar que são propícias a multiplicação dos vírus e surgem outros além dos que a gente já estava habituado a lidar na estação anterior. Os principais são os vírus respiratórios, aumenta o risco de Influenza que é a gripe e que pode trazer consigo complicações, para a maioria das pessoas vai ser desconforto, febre, dor na garganta, espirro, tosse e coriza, mas para algumas outras pessoas isso pode evoluir para complicações como pneumonias, além de que nos bebês também há o risco de bronquiolite.”

A médica ainda alerta que as pessoas com doenças respiratórias como rinite e asma devem ficar mais atentas nessa época do ano.

“Quem tem rinite e asma podem ter crises mais frequentes e que por isso devem ser sempre observadas, ficando de olho na frequência respiratória, porque uma respiração mais acelerada deve requerer preocupação e uma avaliação médica.”

O vírus da Covid-19 também deve ser observado com cuidado nessa época do ano.

“Não podemos esquecer que a Covid também é uma doença causada por vírus respiratório e que continua ocorrendo, embora o quadro esteja mais leve, tendo em vista que a população está vacinada em sua maioria, mas é um vírus que devemos continuar com atenção.”

A infectologista aconselha a evitar ambientes fechados e locais com aglomeração de pessoas.

“Os cuidados que devemos cuidar é de sempre que não tiver chovendo expor a criança ao ar livre porque quando as temperaturas começam a cair tende-se a ficar dentro de casa e as pessoas muito próximas, então se tiver alguém com sintomas respiratórios vai ser mais fácil de transmitir. Outra orientação é evitar contato com doentes e sintomas.”

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Delegado Yves Correia assume Diretoria Regional do Interior Leste

Delegado Yves Correia assume Diretoria Regional do Interior Leste

A criação da Dirpin Leste é fruto de uma iniciativa do delegado-geral da Polícia Civil,...
Feira de Santana
PROCON notifica estabelecimentos na Fraga Maia para garantir cumprimento de normas durante o Esquenta Micareta

PROCON notifica estabelecimentos na Fraga Maia para garantir cumprimento de normas durante o Esquenta Micareta

Ação visa orientar os comerciantes sobre boas práticas no atendimento ao público e...
Feira de Santana
Secretário de Cultura destaca requalificação cultural e investimentos na Micareta de Feira de Santana

Secretário de Cultura destaca requalificação cultural e investimentos na Micareta de Feira de Santana

Na área cultural, o governo fará um aporte de 7 milhões e meio de reais, que serão...