Feira de Santana

Indígenas venezuelanos recebem assistência de saúde em Feira de Santana

Atendimento específico e direcionado às necessidades dessas pessoas

03/06/2024 06h24
Indígenas venezuelanos recebem assistência de saúde em Feira de Santana
Foto: Divulgação/SMS

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem garantido a assistência em saúde para os indígenas venezuelanos que residem na cidade. Na última quarta-feira (29), uma equipe multiprofissional esteve no bairro Mangabeira para prestar diversos serviços de saúde à comunidade local.

Os atendimentos foram prestados por médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e assistente social. Em parceria com o laboratório da Fundação Hospitalar de Feira de Santana foram realizadas 31 coletas de exames laboratoriais, abrangendo crianças, adultos e idosos.

A SMS também solicitou encaminhamento dos indígenas para consultas com pediatra e pneumologista, além da realização de raio-x de tórax. Essas medidas são fundamentais para garantir um acompanhamento mais específico e direcionado às necessidades de saúde dessa população.

A secretária de Saúde, Cristiane Campos, acompanhou de perto a ação e destacou a importância desses atendimentos. “Garantir a saúde dos indígenas venezuelanos é uma prioridade para nós. Estamos empenhados em oferecer todo o suporte necessário para que essas pessoas possam ter acesso a um atendimento de qualidade, respeitando suas especificidades e contribuindo para seu bem-estar”.

A Equipe de Atenção Primária (EAP) do bairro Mangabeira, que tem a responsabilidade sobre o território, realiza diversas ações na localidade. Atualmente, 66 pessoas residem na vila, sendo 32 crianças de 2 meses a 14 anos e 6 idosos que recebem assistência de saúde garantida.

Durante as visitas técnicas regulares, a equipe médica e de enfermagem oferece uma variedade de serviços, incluindo atendimento e avaliação clínica, anamnese de enfermagem, prescrição medicamentosa, testagem de Covid-19, coleta de exames para diagnóstico de infecções respiratórias, testagem de glicemia, além de orientação e promoção de cuidados em saúde. Essas ações visam assegurar o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores locais.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Zé Ronaldo se reúne com Targino Machado nesta quarta-feira (24)

Após a reunião, o ex-deputado informou uma coletiva de imprensa na Casa Fornari, na próxima...
Feira de Santana
Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Confira os ganhadores da Campanha Super Prêmios 2024

Ao todo, foram distribuídos aproximadamente 1,060 milhão de cupons, gerando uma movimentação...