Brasil

Índice de crianças vítimas de estupro no Brasil é alarmante, diz ex-delegada

Fórum Brasileiro de Segurança Pública(FBSP), aponta que em 2022, o Brasil alcançou o mais alto índice de vítimas de estupro já documentado em sua história

21/07/2023 11h40
Índice de crianças vítimas de estupro no Brasil é alarmante, diz ex-delegada
Brasília (DF), 17/02/2023 – Fotografia para ilustrar matéria sobre violência infantil, na foto uma criança é vista em silhueta através de uma porta. Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil

Dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, divulgado nesta quinta-feira (20), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública(FBSP), aponta que em 2022, o Brasil alcançou o mais alto índice de vítimas de estupro já documentado em sua história, totalizando 74.930 casos de violência sexual.

Esse número representa um alarmante crescimento de 8,2% em relação ao ano anterior, 2021. Com uma taxa de 36,9 casos para cada 100 mil habitantes, o país enfrentou um desafio significativo no combate a esse crime.

“Isso precisa ser estudado, pois em uma sociedade que se diz tão progressista, os homens ainda entendem que são donos do corpo da mulher e que podem fazer o que quiserem. É algo que precisa ser estudado com seriedade, o mais alarmante dessa pesquisa é que 90% dos estupros são contra crianças e adolescente, e as maiorias das vitimas são abusadas por pessoas de confiança, dentro de casa. Portanto, a familia brasileira, em um olhar bem rápido, está doente”, destaca a ex-delegada Dorean Soares em entrevista ao De Olho na Cidade.

A delegada salienta que é essencial sempre proteger e orientar as crianças.

De acordo com o fórum, mais da metade (61,4%), das vítimas tinham no máximo 13 anos, sendo que 10,4% eram bebês e crianças, entre 0 e 4 anos; 17,7% tinham entre 5 e 9 anos e 33,2% entre 10 e 13 anos.

Comentários

Leia também

Brasil
CNU: Governo divulga lista de aprovados

CNU: Governo divulga lista de aprovados

Resultado final estava previsto para 11 de fevereiro, mas foi antecipado após decisão...
Brasil
Segunda Turma do STF decide por condenação de réus da Boate Kiss
Brasil
Barroso abre os trabalhos no STF e diz que Corte deve decidir questões mais “complexas”

Barroso abre os trabalhos no STF e diz que Corte deve decidir questões mais “complexas”

Presidente também citou que o STF foi alvo de ataques democráticos há dois anos