Feira de Santana

Imagens ao vivo do Eclipse Solar serão transmitidas no Parque do Saber este sábado

A programação é gratuita e aberta para todos os públicos

12/10/2023 11h42
Imagens ao vivo do Eclipse Solar serão transmitidas no Parque do Saber este sábado
Foto: Divulgação/Parque do Saber

O Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo vai transmitir ao vivo, neste sábado (14), o último Eclipse Solar do ano – o fenômeno será visível em diversas regiões do Norte e Nordeste do Brasil. As imagens serão exibidas em alta qualidade na cúpula do planetário às 15h. A programação é gratuita e aberta para todos os públicos.

O Eclipse Solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, criando um impressionante “anel” de luz solar. A expectativa é que cerca de 70% do Sol seja ocultado pela Lua, proporcionando um espetáculo natural único.

O diretor de Difusão Científica do Parque do Saber, Basílio Fernandez, afirma que a programação inclui explicações científicas durante a transmissão e também um momento de visualização indireta na área externa do equipamento municipal – se as condições climáticas permitirem.

A observação do Eclipse Solar requer muito cuidado. Por isso, Basílio Fernandez ressalta que a observação direta do Sol ou com o uso de artefatos não especializados podem causar danos aos olhos.

O diretor informa que muitos entusiastas e curiosos utilizam o filtro soldador nº 14 para observar o fenômeno. No entanto, o item não dá garantias de proteção total aos olhos.

“Não recomendo olhar diretamente para o Sol, seja com ou sem proteção. O infravermelho e o ultravioleta podem causar lesões ao olho, mesmo que a pessoa não sinta nada. Essa lesão é cumulativa, por exemplo, se a pessoa repetir a prática pode estar provocando danos à saúde ocular sem perceber”, alerta.
Os óculos escuros e de sol também não são adequados para essa finalidade.
“Existem formas seguras de acompanhar o Eclipse Solar, que são feitas indiretamente, por reflexão. Em uma caixa com furo de agulha em sua lateral, é possível ver a imagem refletida. Outra forma é a transmissão de imagens por câmera acoplada ao telescópio como iremos fazer”, afirma.
A diretora-presidente interina da Fundação Egberto Costa, Cleane Oliveira, destaca que a programação é inédita e transmite imagens de alta precisão. “Será um momento de conhecimento e lazer. Os visitantes terão a oportunidade de aprender mais sobre o fenômeno e os astros”.

Vale destacar que as imagens serão geradas pelo Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com a contribuição do professor doutor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Jairo Cavalcanti Amaral.

*SECOM/PMFS

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Vereador Jurandy Carvalho confirma candidatura por novo partido após processo de expulsão do PL

Vereador Jurandy Carvalho confirma candidatura por novo partido após processo de expulsão do PL

Acompanhando o desenrolar do processo, ele levanta questionamentos sobre a justificativa...
Feira de Santana
Feira de Santana inicia aplicação de vacina contra dengue nesta quinta-feira (15); Saiba onde se vacinar
Feira de Santana
Caminhão tomba na BR-116 nesta quarta-feira (14)

Caminhão tomba na BR-116 nesta quarta-feira (14)

O acidente aconteceu por volta das 14h