II Festival de Forró lota praça em Maria Quitéria com shows, cultura nordestina e forró autêntico
Além dos shows, o festival promoveu apresentações de quadrilhas e comidas típicas
A Praça de São José, no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, foi tomada pelo clima junino neste sábado (14), com a realização do II Festival de Forró, evento que reuniu milhares de pessoas em torno da valorização do forró tradicional e da cultura nordestina. Com apoio do deputado federal Zé Neto e do Governo da Bahia, por meio da SUFOTUR, o festival contou com apresentações musicais, quadrilhas juninas, homenagens e muito arrasta-pé.
Entre os destaques da noite estavam Os Bambas do Nordeste, que celebram 50 anos de trajetória, além da participação especial de Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga, e de artistas como, Asa Filho, Luizinho dos 8 Baixos, Trio Maracás, Balão Beijo, Xamego da Thay, e as quadrilhas Junina Princesa do Sertão e Junina do Luiz.
Presente no evento, o vereador Silvio Dias destacou a importância do festival como espaço de valorização cultural e fortalecimento da identidade nordestina.
“Esse é um evento que resgata aquilo que é importante pra gente, resgata a nossa cultura. O forró faz parte da nossa história e nos valoriza enquanto povo da Bahia e do Nordeste. O deputado Zé Neto acerta mais uma vez ao destinar emendas pra realização desse festival aqui em São José, que tem uma tradição belíssima com o São João”, afirmou o parlamentar.
O vereador também elogiou a curadoria musical do festival, voltada para o forró pé de serra.
“As escolhas das bandas estão de parabéns. Foi tudo pensado para valorizar o forró autêntico, a música raiz. Esse é um festival que não pode ser descaracterizado. Tem que ter zabumba, triângulo, sanfona e poesia. O São João é isso”, disse.
Silvio Dias também declarou seu amor pelo período junino: “Eu gosto do São João, da culinária, do bolo, do milho, do forró, de dançar, de viver esse clima romântico e bonito. Mas também deixo um recado sério: vamos aproveitar com responsabilidade. Bebida e direção não combinam. Curta, brinque, mas com consciência.”
Luizinho dos 8 Baixos falou da emoção em participar novamente do festival.
“É sempre uma emoção renovada. A música está no sangue, então cada vez que a gente sobe no palco é como se fosse a primeira vez. O público pode esperar muito forró. É uma pena que vou tocar em outro evento depois, mas aqui já deixo o meu arrasta-pé registrado.”
Ele também comentou sobre a agenda cheia no período junino:
“Graças a Deus, a programação tá superlotada, com eventos particulares e por prefeituras. O forró pé de serra está ganhando mais espaço, isso é importante.”
A cantora Thay, da banda Xamego da Thay, que abriu a programação musical, celebrou sua segunda participação no festival.
“É a segunda vez que estou aqui nesse festival maravilhoso, que tem como missão principal manter viva a nossa cultura. Me emocionei muito, principalmente por estar com minha família do forró aqui. Eu cresci em cima de palco e agora me sinto cidadã feirense, levando minha alegria e o meu forró a todos.”
Ela também destacou a importância da representatividade feminina no evento.
“Tenho a honra de representar as mulheres no forró. A gente precisa ocupar esse espaço com força e respeito pela nossa tradição.”
*Com informações de Ednalva Valença