Ídolo e lenda do futebol brasileiro, Zagalo morre aos 92 anos
O “Velho Lobo” era o único tetracampeão mundial na história do futebol
O “Velho Lobo” Zagallo faleceu, nessa sexta-feira (5), aos 92 anos. Mario Jorge Lobo Zagallo estava internado em um hospital no Rio de Janeiro desde dezembro. A causa da morte teria sido falência múltipla dos órgãos.
A informação foi confirmada no perfil oficial de Zagallo no Instagram. “É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo. Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas”, diz a nota.
Com títulos das Copas em 1958 e 1962, como jogador, e de 1970 e 1994, como treinador, o ex-técnico era o único tetracampeão mundial na história do futebol. Além disso, ele foi treinador da seleção nas edições de 1974 e 1998 e fez parte da comissão técnica em 2006, com Carlos Alberto Parreira. Como fruto deste histórico, Zagallo recebeu, em 1992, o prêmio de Ordem de Mérito da Fifa, a mais alta honraria da entidade.
Alagoano, ele foi morar no Rio de Janeiro com menos de um ano, onde posteriormente passou, mesmo com a desaprovação do pai, na peneira do América, tradicional clube da zona norte carioca. Depois Zagalo passou pelo Flamengo, Botafogo. Apesar de um longo currículo na seleção brasileira, o “Velho Lobo” chegou também a treinar os quatro times do Rio de Janeiro.
*Metro 1