Bahia

ICMS baiano teve crescimento de 6,54% em 2022, revela Instituto dos Auditores Fiscais

“A análise por setor evidencia a excelente performance do setor de comércio que cresceu, em termos nominais, 13,18%”, analisou o Instituto

24/01/2023 12h30
ICMS baiano teve crescimento de 6,54% em 2022, revela Instituto dos Auditores Fiscais
Foto: Divulgação/Assessoria

Em termos reais, a arrecadação do ano de 2022 foi inferior ao montante arrecadado no ano de 2021 em 2,37%, revela o Instituto de Auditores Fiscais da Bahia, que leva em consideração os efeitos inflacionários medidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

“A análise por setor evidencia a excelente performance do setor de comércio que cresceu, em termos nominais, 13,18%, já com desempenho bem abaixo dos percentuais de crescimento da série histórica. O setor industrial cresceu apenas 5,02% no comparativo anual. Destaque negativo para o setor de serviços que continua com o viés decrescente de arrecadação, com redução de 5,87% no comparativo”, avalia o presidente do IAF, Marcos Carneiro.

Principais Segmentos – Anual 2022/2021

Destacaram-se pela relevância dos valores arrecadados (37 % do valor total) os subsegmentos de comércio varejista e comércio atacadista ambos com percentuais positivos de crescimento nominal (12,9% e 14,01%), e cujos desempenhos foram determinantes para mitigar o desempenho ruim da arrecadação em 2022. Já os relevantes subsegmentos de petróleo e serviços de utilidade pública (35,36 % do valor total) tiveram um ano difícil, onde o primeiro cresceu apenas 1,08% e o segundo decresceu 8,42% em comparação com o ano anterior.

Previsão Orçamentária para Arrecadação de ICMS em 2023

A Lei Orçamentária Anual – LOA prevê uma arrecadação de ICMS de R$30,02 bilhões, valor inferior à arrecadação do ano anterior que foi de R$33,23 bilhões. As projeções para a LOA foram influenciadas pelas reduções de alíquotas no segmento petróleo e pelo fraco desempenho do subsegmento de serviços de utilidade pública, fatos que levaram o valor orçamentário para baixo, defende o presidente do IAF.

“Porém, já se observa um processo de restabelecimento das alíquotas, através de alterações legislativas e/ou decisões judiciais, apontando para uma perspectiva de excesso de arrecadação, do ponto de vista orçamentário”, destaca Marcos.

O boletim Focus, do Banco Central do Brasil, divulgado no dia 06/01/2023, apresentou projeções de um discreto desempenho do PIB/2023, com alta de apenas 0,78%, SELIC de 12,25% e IPCA de 5,36%. Para Marcos Carneiro, “isso revela um cenário desafiador para o trabalho dos Auditores Fiscais, neste ano que se inicia”.

Comentários

Leia também

Bahia
Audiência Pública debate relação da Coelba com trabalhadores e impactos no fornecimento de energia

Audiência Pública debate relação da Coelba com trabalhadores e impactos no fornecimento de energia

Robinson Almeida abriu a reunião explicando que, diante dos diversos problemas apresentados...
Bahia
Bahia adere ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Bahia adere ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A adesão aconteceu durante a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência...
Bahia
Sesab propõe estratégias para ampliação da vacinação contra influenza

Sesab propõe estratégias para ampliação da vacinação contra influenza

Até o momento, 735.032 doses foram aplicadas, o que representa 15,57% do público-alvo,...