Brasil

IBGE vai ajustar dados passados de desemprego; entenda o porquê

Resultado do Censo vai reponderar amostra da Pnad

27/07/2025 16h04
IBGE vai ajustar dados passados de desemprego; entenda o porquê
Foto: José Cruz/Ag. Brasil

Na próxima quinta-feira, 31 de julho, o Brasil ficará por dentro da taxa de desocupação do trimestre encerrado em junho. Mas atenção: os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados pelo IBGE, virão com uma grande novidade que vai impactar a forma como entendemos o mercado de trabalho brasileiro.

Censo 2022 Atualiza a Pnad: O que Muda nos Dados de Desemprego?

Pela primeira vez, a Pnad Contínua vai incorporar as informações do Censo Demográfico de 2022 na sua reponderação. Isso significa que o perfil da população brasileira, agora mais preciso, será refletido na amostra da pesquisa. O resultado? As taxas de desemprego divulgadas nos últimos meses, e toda a série histórica desde 2012, podem sofrer ajustes significativos.

O IBGE explica que essa atualização é crucial para que a pesquisa reflita a realidade demográfica do país. Por exemplo, se o Censo 2022 revelou uma proporção diferente de homens e mulheres na população, essa nova proporção será aplicada na amostra da Pnad, garantindo uma representatividade mais fiel. Essa mudança se faz necessária porque a Pnad estimava uma população de 216 milhões em 2024, enquanto as projeções do Censo indicam 212,6 milhões.

Pnad Contínua vs. Caged: Entenda as Diferenças na Medição do Emprego

A Pnad Contínua, que visita 211 mil domicílios em 3,5 mil municípios a cada trimestre, é a principal ferramenta para entender o mercado de trabalho no Brasil. Ela considera desocupada apenas a pessoa que está procurando ativamente por um emprego. A pesquisa abrange todas as formas de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais, incluindo empregos formais, informais e por conta própria.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Leia também

Brasil
Ícone da MPB, Angela Ro Ro morre aos 75 anos

Ícone da MPB, Angela Ro Ro morre aos 75 anos

Ela estava internada desde julho, quando passou por uma traqueostomia
Brasil
Militar da Marinha é atropelado durante desfile de 7 de Setembro
Brasil
Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

O programa foi lançado com a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Medida...