Esporte

Hugo Calderano faz história e vai à final da Copa do Mundo de Tênis de Mesa

A final será neste domingo (21), às 9h15.

19/04/2025 16h07
Hugo Calderano faz história e vai à final da Copa do Mundo de Tênis de Mesa
Foto: Reprodução/Instagram (@ittfworld)

O brasileiro Hugo Calderano está na final da Copa do Mundo de tênis de mesa, disputada em Macau, na China. Em uma semifinal dramática realizada na madrugada deste sábado (20), o atleta de 28 anos superou o chinês Wang Chuqin, número dois do mundo, por 4 sets a 3, com parciais de 14/12, 5/11, 6/11, 7/11, 11/7, 11/5 e 12/10, após salvar um match point.

Atual número cinco do ranking mundial, Calderano se tornou o primeiro atleta fora da Ásia ou Europa a alcançar a decisão do torneio. A final será neste domingo (21), às 9h15.

“Estou muito feliz. Chegar à final da Copa do Mundo é algo que qualquer atleta de tênis de mesa sonha. Vou com tudo para a decisão. Vai ser um jogo incrível e, acima de tudo, vou tentar aproveitar ao máximo”, declarou Calderano após a classificação.

O brasileiro já havia garantido uma medalha inédita para o país ao chegar à semifinal, pois a Copa do Mundo não tem disputa de terceiro lugar. Com a vitória, agora ele disputará o ouro contra o vencedor do duelo entre os chineses Lin Shidong, líder do ranking, e Liang Jingkun, quarto colocado.

Durante sua campanha, Calderano venceu cinco jogos: passou pelo canadense Eugene Wang (65º), e pelos japoneses Yukiya Uda (30º), Hiroto Shinozuka (29º) e Tomokazu Harimoto (3º), antes de eliminar Wang Chuqin na semifinal. Foi a segunda vitória do brasileiro sobre o chinês em seis confrontos.

“Foi muito importante a parte mental, não me deixar abalar. Eu simplesmente poderia aceitar que ele estava jogando em um nível incrível e que eu não conseguiria ganhar hoje. Continuei acreditando até o fim e consegui reverter o placar. No último set, ele voltou a jogar melhor, mas também consegui subir o meu nível no momento mais importante”, completou Hugo.

Com o feito, Calderano reforça seu protagonismo no cenário internacional e escreve um novo capítulo na história do tênis de mesa brasileiro.

“Chegar à semifinal e garantir uma medalha já era um feito incrível para o tênis de mesa brasileiro. Agora, ainda maior, eliminando os números dois e três do mundo. Espero inspirar muitos jovens que estão começando a jogar tênis de mesa e qualquer outro esporte a seguir em frente”, finalizou.

*Com informações Bahia Notícias

Comentários

Leia também

Esporte
Com novo ânimo, Vitória encara o Fluminense neste domingo

Com novo ânimo, Vitória encara o Fluminense neste domingo

A bola rola às 18h30 no gramado do Maracanã.
Esporte
Santos confirma nova lesão muscular de Neymar, mas não dá prazo para retorno

Santos confirma nova lesão muscular de Neymar, mas não dá prazo para retorno

Atacante realizou exame que constatou problema em outro músculo da coxa esquerda
Esporte
Defesa de Bruno Henrique questiona atuação do árbitro: ‘Está sendo investigado?’

Defesa de Bruno Henrique questiona atuação do árbitro: ‘Está sendo investigado?’

A PF indiciou o atacante Bruno Henrique e mais nove atletas suspeitos de um esquema para...