Hospital Otorrinos apresenta projeto de implante coclear para pacientes do SUS em Feira de Santana
A expectativa é que o serviço, ao ser incorporado ao SUS, amplie significativamente o acesso de pacientes com deficiência auditiva a um tratamento de alta complexidade e impacto social.
O Hospital Otorrinos de Feira de Santana está prestes a lançar um projeto pioneiro para ampliar o atendimento a pessoas com problemas auditivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Multiclin, prevê a oferta de implantes cocleares, tecnologia fundamental para o tratamento de surdez severa.
O médico otorrinolaringologista Artur Grinfeld destacou que a proposta já está em fase final.
“Nós estamos com esse projeto pronto, preparado, dentro do forno, pronto para tirar. Isso vai realmente engrandecer o serviço realizado na Multiclin e na nossa Feira de Santana, melhorando ainda mais a qualidade de vida dos nossos pacientes”, afirmou.
Segundo o especialista, a implantação do projeto não trará benefícios apenas à saúde, mas também movimentará a economia local.
“Quando fazemos mutirões na clínica, acabamos promovendo a microeconomia da região central da Barão de Cotegipe, onde estamos localizados. O pessoal de pousadas, hotéis, táxis, vans e do comércio sente esse impacto positivo”, explicou.
O médico avalia que a viabilização está próxima.
“Estamos nessa luta há três a quatro anos e acredito que o momento certo é agora. Toda a parte estrutural do projeto no Hospital Otorrinos já está pronta. Só aguardamos as assinaturas das autoridades responsáveis para começar, queremos iniciar para ontem”, disse.
*Com informações de Jorge Biancchi, direto de Brasília