Hospital da Mulher realiza primeiro mutirão de histeroscopia
A iniciativa foi promovida para atender a demanda reprimida da Central Municipal de Regulação, beneficiando 11 mulheres que aguardavam para realizar esse procedimento ginecológico
A Fundação Hospitalar, por meio da Prefeitura de Feira de Santana, realizou o primeiro mutirão de Histeroscopia no Hospital da Mulher, no último sábado. A iniciativa foi promovida para atender a demanda reprimida da Central Municipal de Regulação, beneficiando 11 mulheres que aguardavam para realizar esse procedimento ginecológico.
Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, destacou a importância do mutirão.
“Este mutirão foi realizado para atender uma demanda reprimida da Central Municipal de Regulação. Estamos investindo em melhorias contínuas para aprimorar cada vez mais nossos atendimentos e nossa capacidade de atender uma demanda maior de mulheres para este exame e cirurgias eletivas,” afirmou.
Romilda Silva, de 47 anos, foi uma das mulheres atendidas. “Foi tranquilo, não senti nada. Estou com mioma, mas a médica disse que estou entrando na menopausa e o mioma vai diminuindo, então não precisaria de cirurgia, por esse motivo, ela me recomendou esse procedimento.”
Joyce Campodonio, ginecologista obstetra e especialista em histeroscopia diagnóstica, ressaltou a relevância do procedimento.
“Este é um procedimento fundamental para diagnosticar causas de sangramento uterino aumentado na mulher. Estamos diagnosticando entre onze mulheres causas como pólipo endometrial, miomas e possivelmente lesões que originam o câncer de endométrio. Este é um exame fundamental para que possamos restaurar a saúde feminina,” explicou.