Feira de Santana

Hospital da Mulher promoveu mutirão do planejamento familiar

A iniciativa teve o intuito de oferecer a oportunidade de orientar as mulheres para a utilização de métodos contraceptivos e encaminhá-las para inserção de dispositivos intrauterinos, conforme recomendação médica

29/08/2022 17h56
Hospital da Mulher promoveu mutirão do planejamento familiar
Foto: Fátima Brandão

No último sábado, 27, o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) promoveu um mutirão do planejamento familiar. A iniciativa teve o intuito de oferecer a oportunidade de orientar as mulheres para a utilização de métodos contraceptivos e encaminhá-las para inserção de dispositivos intrauterinos, conforme recomendação médica.

Uma das participantes do mutirão, Tailane Lima, 19 anos, afirma que possui uma doença chamada adenomiose – ocorre quando o endométrio, tecido que reveste a cavidade do útero, cresce de forma anormal na musculatura uterina – e por isso tem indicação para uso do DIU.

“Faço tratamento há mais de um ano nesta unidade hospitalar e o obstetra recomendou o uso deste método. A doença que tenho causa dores e sangramentos e pode ocorrer complicações graves na gravidez”, explica.

De acordo com o médico obstetra e diretor da unidade hospitalar, Francisco Mota, a iniciativa vai reduzir a demanda e evitar a gravidez não planejada de muitas mulheres. O diretor destaca ainda que o Hospital da Mulher adquiriu os dispositivos Kyleena e Mirena através da Fundação Hospitalar.

“Atendemos 12 mulheres que foram examinadas e tiveram indicação para uso do DIU hormonal”, afirma Francisco Mota.

O mutirão é uma iniciativa da Prefeitura de Feira por meio do programa de Planejamento Familiar. Os atendimentos ocorreram de forma agendada.

Conforme a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, autarquia que gerencia o Hospital da Mulher, Gilberte Lucas, são cerca de 700 partos por mês e, do total, 9% são bebês prematuros. “Por isso a importância de ações voltadas para o planejamento familiar”, avalia.

*Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Vazamento em adutora interrompe abastecimento em Jaguara

Vazamento em adutora interrompe abastecimento em Jaguara

A equipe da Embasa já está mobilizada para fazer a manutenção da adutora
Feira de Santana
Feira de Santana é o 3º melhor município baiano na Dimensão Finanças do IGM-CFA 2022
Feira de Santana
Movimento em bares e restaurantes dispara com jogos da Copa

Movimento em bares e restaurantes dispara com jogos da Copa

Em Feira de Santana os empresários já começaram a ver os resultados