Feira de Santana

Hospital da Mulher promove evento com foco na segurança e educação digital

O tema central deste ano é a educação digital no ambiente de trabalho

27/11/2023 09h31
Hospital da Mulher promove evento com foco na segurança e educação digital

O Hospital Municipal Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, promoverá a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) entre os dias 28 e 30 de novembro, com enfoque nos colaboradores da instituição. Este evento anual é coordenado pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) e visa promover a conscientização sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho e da prevenção de acidentes.

O tema central deste ano é a educação digital no ambiente de trabalho. O intuito é discutir e informar sobre os riscos associados ao uso de dispositivos móveis, como os celulares, enquanto possíveis vetores de transmissão de vírus, especialmente no contexto hospitalar.

Os últimos números disponibilizados pelo Ministério da Previdência Social destacam que o setor de Atividades de Atendimento Hospitalar representou 11,7% do total de afastamentos por acidentes de trabalho em 2021, totalizando 62.852 casos. Estes dados ressaltam a relevância de eventos como a SIPAT na conscientização e prevenção de incidentes laborais.

Erica Fontes, enfermeira do trabalho e coordenadora do Serviço Especializado em Medicina e Saúde do Trabalho (SESMT), explicou que “somos responsáveis pela segurança e saúde dos colaboradores, oferecemos serviços como acompanhamento em casos de emergência, apoio psicológico e ginástica laboral para promover o bem-estar no ambiente de trabalho”.

Thiago Ribeiro, técnico de segurança do trabalho do SESMT, compartilhou sua visão sobre a influência das mídias sociais no ambiente laboral. “Hoje em dia, as mídias sociais estão em ascensão e isso pode impactar a atenção dos colaboradores em certas situações, sendo um dos fatores a serem considerados para a prevenção de acidentes de trabalho”.

Durante a SIPAT, serão oferecidas palestras para conscientizar e sensibilizar os funcionários sobre o uso correto das mídias digitais no trabalho, enfatizando os cuidados necessários para evitar riscos associados, como a transmissão de doenças.

*Secom/PMFS

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Vereador Jurandy Carvalho confirma candidatura por novo partido após processo de expulsão do PL

Vereador Jurandy Carvalho confirma candidatura por novo partido após processo de expulsão do PL

Acompanhando o desenrolar do processo, ele levanta questionamentos sobre a justificativa...
Feira de Santana
Feira de Santana inicia aplicação de vacina contra dengue nesta quinta-feira (15); Saiba onde se vacinar
Feira de Santana
Caminhão tomba na BR-116 nesta quarta-feira (14)

Caminhão tomba na BR-116 nesta quarta-feira (14)

O acidente aconteceu por volta das 14h