Feira de Santana

Hospital da Mulher promove 1º Seminário de Saúde Mental 2024

O público-alvo foram profissionais de saúde do HIPS e coordenadores de equipes

25/01/2024 10h19
Hospital da Mulher promove 1º Seminário de Saúde Mental 2024
Foto: Fátima Brandão

Com o intuito de proporcionar um espaço de diálogo, informações e reflexão sobre transtornos mentais relacionados ao trabalho, foi aberta uma mesa redonda na manhã desta quarta-feira (24), na biblioteca do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. O evento promovido pela Fundação Hospitalar, teve início às 9h, com palestras sobre o tema “Janeiro Branco, Cuidar da mente é cuidar da Vida”.

O público-alvo foram profissionais de saúde do HIPS, coordenadores de equipes que atuam em unidades notificadoras, como ambulatórios, estudantes e demais interessados.

De acordo com Regicélia Silva, coordenadora de saúde mental de Feira de Santana, abordar o tema “Rede de Atenção Psicossocial” é necessário para que a população entenda e conheça o serviço de saúde mental em Feira de Santana.

“É de grande importância falar de saúde mental nas empresas e principalmente em uma instituição de saúde no porte do Hospital da Mulher que a cada dia tem um olhar diferente e que oferece uma assistência humanizada para os pacientes. É importante a gente ver como também cuida dos seus funcionários e colaboradores”, disse Regicélia Silva.

A coordenadora de saúde mental informa que a rede protetora de saúde mental de Feira de Santana é composta por cinco CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), sendo dois Caps II, um Caps AD, um Caps Infantil, um Caps III com atendimento 24 horas e mais um dispositivo de atendimento, o Emaesme que é o ambulatório de saúde mental, porta aberta.

“Hoje podemos dizer que temos uma cobertura total em saúde mental para pacientes de Feira e região. Somente no CAPS AD – Álcool e drogas, temos aproximadamente 10 mil pacientes cadastrados e ativos com tratamento em andamento temos 5 mil pacientes”. Ressaltou Regicélia Silva.

Para Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, é importante promover ações que despertem as equipes do Hospital da Mulher para a conscientização sobre a saúde mental e emocional.

“As ações visam construir, fortalecer e disseminar a cultura do cuidado com a saúde mental. Um, cuidando do outro”. Afirma Gilberte Lucas.

A presidente da Fundação Hospitalar ressalta que são cerca de um mil funcionários somente no Hospital da Mulher e mais 500 funcionários nas unidades do CMPC – centro municipal de prevenção ao câncer e no CMDI – centro municipal diagnóstico por imagem.

“Com certeza temos um olhar diferente, para isso contamos com o apoio do SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, para atender as questões relacionadas à saúde mental e emocional dos nossos funcionários”, ressalta a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas.

Em sua palestra sobre “Saúde mental e o papel do Psiquiatra na rede de atenção psicossocial”, o psiquiatra João Gama, disse que a campanha do “Janeiro Branco” motivou as pessoas a falarem de saúde mental desmistificando a doença.

“Infelizmente ainda tem muito preconceito para cuidar da saúde mental, não é apenas o louco que procura um psiquiatra, mas desde uma alteração de sono que pode provocar um transtorno”, salientou o psiquiatra João Gama.

*SECOM/PMFS

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Procon intensifica fiscalização no comércio em virtude do Dia das Mães

Procon intensifica fiscalização no comércio em virtude do Dia das Mães

Equipe de fiscalização do Procon já visitou 54 estabelecimentos
Feira de Santana
Especialista em viagens revela dicas para uma jornada internacional sem contratempos

Especialista em viagens revela dicas para uma jornada internacional sem contratempos

Seguindo essas valiosas dicas de Jair Mota, sua próxima viagem internacional pode se tornar...
Feira de Santana
Global Leadership Summit 2024, maior evento internacional de líderes, chega a Feira de Santana