Hospital da Mulher inaugura serviço de histeroscopia
A histeroscopia é um procedimento médico simples que permite a visualização interna do útero através de um instrumento chamado histeroscópio
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar, realizou nessa quarta-feira (27) o primeiro procedimento de histeroscopia no Hospital da Mulher. Este serviço, que ainda não havia sido realizado pelo município, representa um avanço significativo para o diagnóstico e tratamento de condições ginecológicas.
A histeroscopia é um procedimento médico simples que permite a visualização interna do útero através de um instrumento chamado histeroscópio. Joyce Campodonio, médica especialista em histeroscopia, enfatiza que esse exame é fundamental para avaliar as estruturas internas do útero, auxiliando no diagnóstico de diversas patologias que afetam essa região.
“A intenção do procedimento é avaliar as estruturas internas do útero, como os óstios tubários, o canal endocervical e o endométrio, para diagnosticar doenças que podem afetar essas estruturas. É um procedimento rápido, que pode durar de 5 a 20 minutos, dependendo do caso”, explica a médica.
A primeira paciente a se submeter ao procedimento, Ticiana Marques, compartilhou sua experiência. “Desde o dia 8 de outubro eu estava com um sangramento vaginal importante, fiz a ultrassonografia e recebi a indicação da Dra. Naiane Borges para a realização da histeroscopia. Foi tudo perfeito e maravilhoso. Não senti absolutamente nada”.
Francisco Mota, médico diretor do Hospital da Mulher, enfatizou a importância desse serviço para as mulheres de Feira de Santana. “É um ganho enorme, um procedimento de muita importância para diagnóstico e tratamento. Nesse momento, estamos iniciando com as histeroscopias diagnósticas para identificar pólipos e espaçamentos endometriais e provavelmente iniciaremos as histeroscopias cirúrgicas quando o centro cirúrgico já estiver liberado”.
O serviço de histeroscopia será iniciado para pacientes encaminhadas ao ambulatório de ginecologia com indicações para o procedimento.
Mota também destacou que o serviço de histeroscopia representa um avanço também para o programa de residência médica, além de ser um grande benefício para a população. “A biópsia será encaminhada para o laboratório de anatomia patológica, com resultado previsto entre 15 a 20 dias. As cirurgias realizadas dependerão da demanda e planejamos inicialmente um dia por semana para esses procedimentos, mas a tendência é aumentar conforme a demanda”.
Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar, celebrou a inauguração do serviço de histeroscopia. “Esta conquista é o resultado de esforços coletivos. Estamos focados em proporcionar avanços significativos na área de ginecologia e obstetrícia, e a inclusão da histeroscopia no rol de serviços do Hospital da Mulher é importante para oferecer diagnósticos mais precisos e tratamentos adequados às mulheres de Feira de Santana”.
*SECOM/PMFS