Feira de Santana

Hospital da Mulher celebra 32 anos com mais de 500 mil atendimentos

As comemorações incluirão homenagens aos 956 funcionários

26/01/2024 15h45
Hospital da Mulher celebra 32 anos com mais de 500 mil atendimentos
Foto: divulgação

O Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), o Hospital da Mulher, comemorará 32 anos na próxima terça-feira (30) e apresenta números que evidenciam seu sucesso. Com 396.894 atendimentos e 108.300 internamentos na emergência desde 2010, a instituição tem avançado, alcançando altos índices de satisfação dos usuários, com 97% de avaliação ótimo/bom pelos familiares e 96% pelos pacientes, de acordo com o serviço social da unidade hospitalar.

As celebrações do aniversário do HIPS começaram no último sábado, dia 27, com atendimentos especializados em pediatria, gastropediatria, endocrinopediatria, fisioterapia infantil, ginecologia e fisioterapia pélvica no Ambulatório do HIPS, atendendo à demanda reprimida da regulação.

Além disso, as comemorações incluirão homenagens aos 956 funcionários da instituição. O evento, marcado para o dia 30, a partir das 8h30, promete emocionar pacientes e funcionários das enfermarias com apresentações musicais de saxofone, culto ecumênico, presença de autoridades do Governo Municipal e encerramento com um almoço especial para os funcionários no refeitório da unidade hospitalar.

Metas

O Hospital da Mulher é o primeiro hospital público municipal materno-infantil e pioneiro em oferecer atendimento pediátrico para crianças e adolescentes até 13 anos. Apenas em 2023, foram realizados 50.510 atendimentos, com mais de 11 mil internamentos e 7.434 partos na emergência do Hospital da Mulher. Nos últimos doze anos, foram realizados 72.881 partos no HIPS, com uma média mensal ao longo do período de 3.015 partos normais e 2.852 partos cesáreos. Esses dados foram divulgados pela Fundação Hospitalar.

O Complexo Materno-Infantil é responsável por acolher gestantes com excelência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar (FHFS), autarquia municipal responsável pela gestão do Hospital da Mulher, destaca que a unidade de saúde é pioneira no Programa de Planejamento Familiar e atendimento de gestação de risco, durante a gravidez e pós-parto, com serviços laboratoriais e de especialidades ambulatoriais.

“É um marco para o município o que o Hospital da Mulher oferece à população. Para 2024, pretendemos entregar o centro cirúrgico totalmente ampliado e reformado, o que permitirá realizar mais cirurgias. Além disso, faremos a reforma da emergência e ampliaremos o ambulatório de especialidades para atender mais crianças”, anunciou a gestora.

Investimentos

Com recursos próprios, o Hospital da Mulher vem investindo na compra de equipamentos de alta tecnologia para aumentar a qualidade dos serviços e a oferta, além de diminuir o tempo de espera. Dentro do planejamento estratégico da Fundação Hospitalar, foram estabelecidas algumas metas para 2024.

Gilberte Lucas destaca que, neste ano (2024), mais recursos serão destinados ao Hospital da Mulher. “Nos últimos anos, ampliamos vários setores e, consequentemente, aumentamos a oferta de vagas. Vamos digitalizar prontuários dos últimos 10 anos, entregar à população o Centro de Parto Normal do Conjunto Feira VII, adquirir Raio X Digital para diagnósticos mais precisos, ampliar a oferta de exames para pré-natal de alto risco e realizar um mutirão de laqueadura”, informou a presidente da Fundação Hospitalar.

O Hospital da Mulher está localizado na Rua da Barra, 705 – Bairro Jardim Cruzeiro. Contato: 75 – 3602-7100 / 7124.

*Ascom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Exposição MAC Acervo em Foco segue até o mês de março

Exposição MAC Acervo em Foco segue até o mês de março

Mostra reúne obras de renomados artistas como Juraci Dórea, Calasans Neto e Rubem Valentim ...
Feira de Santana
CREA propõe parceria com a Prefeitura para fiscalizar obras

CREA propõe parceria com a Prefeitura para fiscalizar obras

A proposta foi apresentada por inspetores do conselho durante reunião com o prefeito José...
Feira de Santana
Quase 500 aposentados e pensionistas do IPFS não realizaram a Prova de Vida

Quase 500 aposentados e pensionistas do IPFS não realizaram a Prova de Vida

Desde o encerramento do prazo, 106 beneficiários regularizaram suas situações cadastrais ...