Hospital Clériston Andrade sedia capacitação em manejo clínico das arboviroses
O encontro foi promovido pelo o Núcleo Regional de Saúde Centro Leste (NRSCL), com o apoio do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE/HGCA).
Na manhã desta quinta-feira, 12 de dezembro, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, sediou a Capacitação em Manejo Clínico das Arboviroses. O evento foi realizado no auditório da unidade e contou com a presença de profissionais da saúde não só do HGCA, mas também da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Estadual da Criança (HEC), fortalecendo a integração entre as unidades de saúde da região. O encontro foi promovido pelo o Núcleo Regional de Saúde Centro Leste (NRSCL), com o apoio do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE/HGCA).
O objetivo da capacitação foi atualizar os conhecimentos e habilidades dos profissionais no diagnóstico, tratamento e prevenção das arboviroses, doenças que impactam significativamente a saúde pública. De acordo com Ângela Mara, Coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HGCA, “do ano passado para este ano, nós tivemos um aumento de mais de 561% nos casos de dengue atendidos no HGCA, em 2023 foram 18 já este ano foram 101 casos. Vale salientar que a dengue e as outras arboviroses não têm um período específico para que as pessoas contraiam. Embora existam períodos mais vulneráveis, elas estão acontecendo ao longo de todo o ano. Em 2024, já atendemos os primeiros casos de Oropouche, o que reforça ainda mais a necessidade de estarmos preparados. Esse evento foi uma excelente oportunidade para que pudéssemos nos aprofundar nas melhores práticas e protocolos relacionados às arboviroses”, afirmou Ângela.
A programação incluiu a palestra ministrada pelo médico infectologista da SESAB Dr. Antonio Carlos Bandeira, abordando desde os aspectos clínicos até as estratégias de prevenção. O médico destacou a importância da capacitação: “Com o aumento dos casos de arboviroses, é fundamental que estejamos preparados para atender a população com excelência. O conhecimento é a nossa melhor ferramenta. Este treinamento é essencial para o manejo clínico das arboviroses, incluindo dengue, chikungunya e, principalmente, a febre do Oropouche, que tem sido uma nova preocupação no Brasil e na Bahia”, disse.
A diretora do Hospital Clériston Andrade, Dra. Cristiana França, também esteve presente. Na opinião dela, “é essencial que os profissionais estejam sempre atualizados para oferecer um atendimento eficaz à população. Eventos como este fortalecem não apenas o conhecimento técnico, mas também a união entre as equipes de saúde.”