Hospital Clériston Andrade recebe avaliação para novos programas de residência médica
O objetivo foi avaliar a unidade hospitalar para implantação de novos programas de residência em três áreas: Anestesiologia, Neurocirurgia e Endoscopia.
O Hospital Geral Clériston Andrade recebeu, nesta semana, a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O objetivo foi avaliar a unidade hospitalar para implantação de novos programas de residência em três áreas: Anestesiologia, Neurocirurgia e Endoscopia.
“A chegada de novas residências médicas para o Hospital Clériston Andrade é de interesse do Governo do Estado, visto que já estamos em ampliação de leitos, e por sermos um hospital escola temos campo para acolher novos residentes. Diante disso, posso afirmar que o Clériston Andrade tem todos os requisitos necessários de infraestrutura e equipe para que se possa implantar novos programas de residência médica”, garantiu a diretora do HGCA, Cristiana França.
A formação no Clériston Andrade teve início em 1991, com as residências em Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia-geral, Ginecologia e Obstetrícia. Passaram-se 32 anos e atualmente o hospital dispõe de 18 vagas de residência em 4 áreas da medicina por ano: clínica médica, ortopedia, UTI e cirurgia básica e geral.
“É importante que haja mais hospitais na Bahia que ofereçam residência em neurocirurgia para formar mais profissionais e melhorar o atendimento à população, e o Hospital Clériston Andrade está investindo em equipamentos de ponta, como o microscópio e o endoscópio, além de realizar angiografias durante as cirurgias para melhorar os resultados”, afirma o Dr. Márcio Brandão, coordenador de neurocirurgia do HGCA, em entrevista ao Portal de Olho na Cidade.