Saúde

Câncer de cabeça e pescoço atinge mais os homens, alerta especialista

“O Câncer de Cabeça e Pescoço pode alcançar até 90% de cura se descoberta precocemente”, Instituto Nacional de Câncer (INCA).

30/07/2022 07h40
Câncer de cabeça e pescoço atinge mais os homens, alerta especialista
Foto: Rafael Marques

O Julho Verde é uma campanha realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) para conscientizar a população sobre os diversos tipos de cânceres que atingem essas regiões. Para ampliar o debate, o programa De Olho na Cidade contou com a presença do Dr. Tercio Guimarães, cirurgião de Cabeça e Pescoço.

 O doutor explica que a maior parte dos casos que chegam aos especialistas são tumores em estágio avançado, o que acarreta cirurgias mais complicadas, demora na recuperação e até mesmo a necessidade de quimioterapia. Por isso, entender os sintomas e recorrer a um médico é essencial.  

“Existem tumores que são mais comuns. O câncer de boca, por exemplo. Qualquer ferida que a pessoa tenha e que não cicatrize com mais de 15 dias, merece uma atenção especial. E, ao contrário do que muitos pensam, os tumores iniciais são indolores. Eles só começam a doer quando atingem proporções maiores. Existem também outras regiões, como a região da garganta. O paciente sente dificuldades de engolir os alimentos, e sensações de corpo estranho. Caroço no pescoço que cresce continuamente que também não dói e vem adicionado desses sintomas também requer uma atenção maior.” 

Segundo Tércio, os homens são mais propensos a desenvolverem esse tipo de câncer, que é o segundo mais frequente, atrás somente do câncer de próstata, decorrente do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e fumo. Já entre as mulheres, é o quinto mais comum, ficando atrás do câncer de tireoide, mama, reto e cólon.

Entre as prevenções destacam-se: Uso do protetor solar, evitar a exposição à luz solar nos horários de maior incidência e evitar hábitos relacionados ao tabaco e bebidas alcoólicas.  

“Tem que ir ao especialista. Geralmente, você pode procurar tanto o cirurgião de cabeça e pescoço, quanto o otorrino.”, recomenda o doutor quanto aos tratamentos. 

Por fim, haverá uma ação da campanha Julho Verde sábado, dia 30, no corredor central da Avenida Getúlio Vargas. Contando com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, do Núcleo de Pesquisa em Câncer de Cabeça e Pescoço (NUPESCAP) e também do Núcleo de câncer oral da Uefs e da Escola Técnica de Enfermagem (EAFS). 

Comentários

Leia também

Saúde
Profissionais de saúde são capacitados para diagnóstico da varíola dos macacos

Profissionais de saúde são capacitados para diagnóstico da varíola dos macacos

A capacitação foi realizada no auditório da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha...
Saúde
Endometriose acomete 15% das mulheres do Brasil

Endometriose acomete 15% das mulheres do Brasil

Intensidade da cólica menstrual é o principal indicador da doença
Saúde
Sem detalhes, Ministério da Saúde diz que Brasil vai receber antiviral contra varíola dos macacos

Sem detalhes, Ministério da Saúde diz que Brasil vai receber antiviral contra varíola dos macacos

Pasta não informou previsão de recebimento e não especificou qual será o público alvo...