Homenagem à filha inspira cordelista Ana Santana em praça do cordel da FLIFS 2025
A praça se tornou um espaço de valorização da poesia popular e de encontro para amantes da literatura de cordel.
A Praça do Cordel Izabel Nascimento foi inaugurada em Feira de Santana em homenagem à cordelista Izabel Nascimento, filha da também cordelista Ana Santana. A praça se tornou um espaço de valorização da poesia popular e de encontro para amantes da literatura de cordel.
Em entrevista ao De Olho na Cidade, Ana Santana compartilhou sua trajetória. “Fui casada com um cordelista e também era repentista. Tive uma filha cordelista. Eu acompanhava toda a vida dele escrevendo cordel, lia muito, mas não escrevia”, contou.
Ela relembrou que começou a escrever apenas em 2010, incentivada por Izabel. “Minha filha Izabel começou me incentivando a escrever também. Eu dizia que não sabia falar, mas ela dizia: ‘Mamãe, não é por aí. A pessoa pode fazer rimas, estrofes e ter poesia no coração’.”
Ana declamou um cordel em homenagem a Feira de Santana, no qual descreve o encanto que sentiu ao visitar a cidade:
“Viajei a tarde inteira, uma cidade baiana
E ao chegar me encantei com o calor humano
Meu coração se alegrou, a inspiração voltou
Renovando o meu viver, só se respira cultura
Dentro e fora do ambiente.”
Ela destacou o carinho que tem pela cidade. “É muito lindo chegar num lugar e ver todo mundo com um sorriso, uma alegria. Feira é acolhedora. Quem bebe água de Feira, volta. Eu estou aqui pela segunda vez e amando.”
A poeta também foi homenageada por um grupo de senhoras que cantou e dançou. “Foi muito lindo. Estou numa alegria só”, disse.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim