Homenageando cultura feirense, artista plástico cria quadro em alusão ao Feira 200 anos
A obra retrata pontos turísticos memoráveis da cidade e faz referência a cultura local
Enaltecendo o território feirense, o artista Antônio Carvalho de Moraes criou um quadro especial em homenagem aos 200 anos de Feira de Santana. A obra faz alusão ao projeto Feira 200 anos, realizado pelo radialista Jorge Biancchi.
A obra retrata pontos turísticos memoráveis da cidade, como a Caixa D’ Água do Tomba e o monumento Todos os Caminhos, além das cores da bandeira feirense e outros elementos significativos, como imagens que representam a cultura do sertão.
“Na bandeira existem oito faixas duplas, mais estreitas, e aqui (no quadro) são exatamente oito imagens. Então, há uma alusão a bandeira de Feira de Santana e, algumas faixas que saem das imagens em direção ao centro lembram estradas, até porque, Feira é o maior entrocamento do nordeste, portanto, todos os caminhos levam a Feira. O objetivo dessa obra é realmente homenagear nossa cidade, com princpais marcos arquitetônicos, culturais, históricos e também, com a visão de futuro para nosso território”, conta o artista em entrevista ao De Olho na Cidade.
Ainda, o artista revela que está planejando uma nova exposição artística, no qual, dessa vez, pretende retratar a força feminina. Anteriormente, em 2016, Carvalho apresentou a exposição “Recortes”, no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), que mostrou ao público detalhes de prédios históricos e monumentos da Princesa do Sertão.
O presidente da Associação Comercial de Feira de Santana (Acefs), Genildo Melo, destacou a importância do quadro como destaque da identidade e também enfatizou a contribuição de Antonio Carvalho na arte feirense
“Antonio Carvalho é uma das maiores referencias de Feira, um artista plástico de altíssimo nível. Ele tem uma sensibilidade absurda no trato com os pincéis e técnica invejável, e Feira deve se orgulhar deste artista. Mas, para além de seu trabalho como artista, ele é uma pessoa espetacular”, pontua Genildo Melo.
Atualmente, uma das produções de Antônio Carvalho, o quadro “Minha Feira de Santana”, está exposta na sede da Acefs. A obra retrata a Igreja Senhor dos Passos e o monumento Caminhos de Feira, localizado na Avenida Getúlio Vargas, a partir de técnicas do pontilhismo e óleo sob tela.
FEIRA 200 ANOS
O projeto Feira 200 anos tem como propósito analisar o cenário feirense e discutir novas ideias que impulsionem o desenvolvimento da cidade, até que ela complete 200 anos.
A segunda edição do projeto ocorreu em setembro de 2023, mesmo mês que se comemora o aniversário da cidade, e reuniu autoridades e representantes de diferentes segmentos da sociedade civil, para discutir novas propostas, além de enaltecer as belezas da cidade.