Feira de Santana

História de vida pessoal e profissional de Ildes Ferreira é marcada em livro 

Amigos e familiares participaram de uma missa na igreja Senhor do Bonfim

22/05/2023 07h06
História de vida pessoal e profissional de Ildes Ferreira é marcada em livro 

Há 4 anos faleceu aos 70 anos o sociólogo, professor universitário e ex-secretário de Estado, Ildes Ferreira. Amigos e familiares participaram de uma missa na Igreja Senhor do Bonfim, no Jardim Cruzeiro, na noite deste domingo, 21, ocasião em que foi lançado o livro “Pequena História de uma Grande Vida”, de autoria do professor João Bosco da Silva.

O prefeito Colbert Filho destacou a sua relação com Ildes Ferreira e a contribuição do homenageado como uma pessoa que dedicou a vida às questões sociais.

“Ildes Ferreira foi um grande amigo, tanto meu quanto de meu pai [Colbert Martins da Silva]. Uma pessoa que participou de movimentos sociais, foi professor e meu colega na UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana)”, destacou o prefeito.

O chefe do Executivo Municipal ressaltou que teve o prazer em indicar Ildes Ferreira para o cargo de secretário de Ciências e Tecnologia, no Governo do Estado, em 2006, assim como para a função de secretário de Desenvolvimento Social de Feira de Santana.

Autor do livro, João Bosco falou que levou dois anos para escrevê-lo. Deu início à coleta de dados nos últimos dias de vida do homenageado, que mesmo debilitado – Ildes Ferreira enfrentou um câncer que o levou à morte – se comprometeu em passar informações. Os familiares e amigos também foram fundamentais na construção da obra.

Filha de Ildes Ferreira, a servidora pública Eva Oliveira falou que o livro é um resgate da vida profissional e pessoal do seu pai que não pode ser esquecida.

“Meu pai foi incansável na luta por justiça social. Esta foi a principal herança dele. A gente cresceu vendo ele participando de movimentos sociais, lutando pelos menos favorecidos, por melhores condições de vida em relação”.

Ildes Ferreira também teve uma atuação no semiárido baiano, principalmente na região do sinal, onde participou ativamente. “Devemos recordá-lo por tudo o que ele nos deixou, inspirou e colaborou nas questões sociais”, disse o irmão Ismael Ferreira.

Ainda participaram do lançamento do livro “Pequena História de uma Grande Vida”, os secretários municipais de Governo, Eliene Cerqueira; de Educação, Anaci Paim, de Comunicação, Renata Maia e o titular da Agricultura, Pedro Américo.

Também compareceram o diretor de Limpeza Pública, João Marcelo Gomes, a primeira dama do município Adenilda Martins e o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho.

*Secom PMFS

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Lançamento oficial da Micareta 2025 acontece na próxima sexta-feira (14)

Lançamento oficial da Micareta 2025 acontece na próxima sexta-feira (14)

O prefeito José Ronaldo de Carvalho divulgará detalhes importantes sobre a festa que...
Feira de Santana
Vazamento em adutora interrompe abastecimento em distritos de Feira e mais três municípios

Vazamento em adutora interrompe abastecimento em distritos de Feira e mais três municípios

Os distritos de Jaguara e Bonfim de Feira, pertencentes a Feira de Santana, também foram...
Feira de Santana
Presidente da Câmara afirma que foi hostilizado em visita à praça esportiva; professor envolvido explica situação

Presidente da Câmara afirma que foi hostilizado em visita à praça esportiva; professor envolvido explica situação

O episódio foi tema de debate na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (11)...