Feira de Santana

Hemoba lança campanha em Feira de Santana; confira os critérios para doação

A UCT de Feira de Santana possui capacidade de atendimento para até 120 candidatos por dia e 1.320 bolsas de sangue por mês, considerando a coleta de 60 bolsas diárias

20/07/2024 14h51
Hemoba lança campanha em Feira de Santana; confira os critérios para doação
Foto: divulgação

Com o crescimento da demanda de hemocomponentes, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Hemoba em Feira de Santana lança a campanha “Nova missão, redobre a solidariedade” para ampliar o número de doadores. Desde o fechamento do banco de sangue privado na cidade, a UCT tem a responsabilidade de atender todas as solicitações de hemocomponentes dos serviços de saúde SUS na região de Feira de Santana. Atualmente, estão sendo atendidas cerca de 40 unidades hospitalares, enquanto anteriormente eram apenas o Hospital Estadual da Criança, o Hospital Geral Clériston Andrade e a UPA Estadual.

“Com a ampliação de cerca de 100% das solicitações de hemocomponentes, precisamos intensificar a doação de sangue. Dependemos do ato nobre e solidário da população, pois é através desse gesto que a Hemoba poderá fornecer sangue aos hospitais para tratamento dos pacientes que enfrentam condições de saúde graves, cirurgias, acidentes, dentre outras situações que necessitem de transfusão sanguínea”, declara Izabete Santos Sena, coordenadora da UCT de Feira de Santana da Hemoba. A campanha “Nova missão, redobre a solidariedade” terá peças para as redes sociais e banners para sites com o objetivo de conscientizar a população de Feira de Santana e região sobre a importância e a necessidade da doação de sangue e, em conseqüência, aumentar o número de coleta de bolsas para atender a demanda de hemocomponentes.

Unidade de Feira de Santana – A UCT de Feira de Santana possui capacidade de atendimento para até 120 candidatos por dia e 1.320 bolsas de sangue por mês, considerando a coleta de 60 bolsas diárias. Localizada na Av. Presidente Dutra S/N (em frente à TV Subaé), funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h30, com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, biomédicos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, técnicos em análises clínicas e auxiliares de enfermagem. Presta também os serviços de expedição e compatibilidade de bolsas, com funcionamento diário e ininterrupto durante 24 horas por dia.

A unidade é destinada ao atendimento hemoterápico dos habitantes de Feira de Santana e dos 28 municípios da Região de Saúde, que abrange um total de 1.184.358 habitantes: Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Baixa Grande, Candeal, Capela do Alto Alegre, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Gavião, Ichu, Ipecaetá, Ipirá, Irará, Mundo Novo, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Rafael Jambeiro, Riachão do Jacuípe, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estêvão, São Gonçalo dos Campos, Serra Preta, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova.

Critérios para doação de sangue – Para doar sangue, os candidatos devem estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, não estar em jejum no dia da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, não ter fumado por pelo menos duas horas antes da doação, ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos antes do procedimento. É necessário apresentar um documento com foto emitido por órgão oficial.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Farmacêutica destaca importância da suplementação para a saúde óssea

Farmacêutica destaca importância da suplementação para a saúde óssea

O calciflex é um suplemento desenvolvido pela Fitoplant que contribui para reposição...
Feira de Santana
Colbert Martins cria secretaria e anuncia mudanças no seu governo

Colbert Martins cria secretaria e anuncia mudanças no seu governo

Moacir Lima foi nomeado para comandar a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT)....
Feira de Santana
Prefeitura de Feira e TJBA assinam acordo para otimizar processos fiscais com inteligência artificial

Prefeitura de Feira e TJBA assinam acordo para otimizar processos fiscais com inteligência artificial

O objetivo da parceria é utilizar inteligência artificial para agilizar e otimizar a...