Feira de Santana

Hemoba inicia o ano com estoque crítico de sangue

A demanda por sangue pode aumentar devido ao maior número de acidentes nas estradas.

29/01/2025 06h23
Hemoba inicia o ano com estoque crítico de sangue
Foto: Divulgação/Hemoba

O início do ano tem sido marcado por uma baixa na doação de sangue na unidade da Hemoba em Feira de Santana. Segundo a assistente social Lara Murici, esse cenário se deve, principalmente, ao período de férias, quando muitas pessoas viajam e deixam de comparecer para doar. Enquanto isso, a demanda por sangue pode aumentar devido ao maior número de acidentes nas estradas.

“Janeiro geralmente é um período que tem uma demanda menor na unidade para doação de sangue. Por isso, desenvolvemos algumas estratégias para incentivar a doação. Muitas pessoas estão fora da cidade, mas, em contrapartida, com o aumento do movimento nas estradas, também há um crescimento da necessidade de sangue”, explicou Lara Murici.

A assistente social destacou que alguns tipos sanguíneos estão em estado crítico, como A positivo, B positivo e O negativo. “Porém, todo tipo de sangue é de extrema importância. Aproveitamos esse período para reforçar o chamado à população para que doe antes de viajar e contribua com esse gesto solidário”, ressaltou.

Quem pode doar sangue?

Para ser um doador, é necessário atender a alguns critérios básicos. “A pessoa deve estar em bom estado geral de saúde. Caso tenha tido gripe ou qualquer outro sintoma, precisa aguardar 15 dias após a recuperação para doar”, explicou. Outros critérios incluem:

Como doar?

A Hemoba de Feira de Santana está localizada entre as Avenidas Presidente Dutra e Maria Quitéria e funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 17h.

A instituição reforça o apelo para que a população compareça e ajude a manter os estoques em níveis adequados. “Essas reportagens são importantes porque acabam sendo um chamamento para sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação”, concluiu Lara Murici.

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Menos telas, mais afeto: Roda de conversa debate paternidade na era digital

Menos telas, mais afeto: Roda de conversa debate paternidade na era digital

Diálogo, limites e participação: o tripé da paternidade digital
Feira de Santana
Psicóloga destaca impactos da ausência paterna e caminhos para a reconstrução dos vínculos

Psicóloga destaca impactos da ausência paterna e caminhos para a reconstrução dos vínculos

Segundo a psicóloga, a criança é, inicialmente, uma extensão da mãe, e o pai tem o...
Feira de Santana
Governador Jerônimo Rodrigues rebate críticas sobre valor investido pelo Estado na Marcha Para Jesus