Bahia

Hemoba e PM promovem Campanha “Doe uma Gota de Carinho” para abastecer estoque crítico de sangue

O objetivo é sensibilizar e mobilizar policiais militares e a sociedade baiana para a importância e necessidade da doação de sangue, principalmente durante a Semana Santa

28/03/2024 06h25
Hemoba e PM promovem Campanha “Doe uma Gota de Carinho” para abastecer estoque crítico de sangue

Para abastecer o estoque crítico de sangue, a Hemoba e a Polícia Militar da Bahia iniciou a 5ª edição da campanha “Doe uma Gota de Carinho”, que acontecerá na Guarnição da Polícia Militar do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O objetivo é sensibilizar e mobilizar policiais militares e a sociedade baiana para a importância e necessidade da doação de sangue, principalmente durante a Semana Santa, quando há o aumento da demanda nas unidades hospitalares e uma diminuição no número de doações por causa das festas familiares e viagens durante o feriado.

Na abertura houve uma unidade móvel de coleta (Hemóvel) e a participação de 100 alunos-a-soldado do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), que irão doar sangue como forma de incentivar a iniciativa. Serão atendidos policiais militares e voluntários, que residem ou trabalhem na região, para coletas de sangue e cadastros de doadores de medula no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A campanha, que utilizará o código de doação 190, ocorrerá em todas as unidades da Hemoba na capital baiana até o final do mês. A segunda etapa da ação será em abril com as unidades do interior do estado.

Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Cadastro de medula óssea – O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Comentários

Leia também

Bahia
Sistema de Reconhecimento Facial da SSP ultrapassa a marca de 60 prisões em 2025

Sistema de Reconhecimento Facial da SSP ultrapassa a marca de 60 prisões em 2025

Nas últimas 24 horas, oito foragidos Justiça foram localizados com o auxílio da ferramenta....
Bahia
Bahia registra alta de 121% nas vendas de carros elétricos e híbridos em 2024

Bahia registra alta de 121% nas vendas de carros elétricos e híbridos em 2024

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram vendidos 1.6109 unidades...
Bahia
Santa Bárbara avança em políticas públicas para proteção e cuidado com as mulheres

Santa Bárbara avança em políticas públicas para proteção e cuidado com as mulheres

Entre as pautas discutidas, destacou-se a criação da Sala Elas, um espaço acolhedor...