Bahia

Hemoba celebra Semana Nacional do Doador de Sangue

A Semana Nacional de Doação ocorre nas unidades de coletas d

22/11/2022 12h07
Hemoba celebra Semana Nacional do Doador de Sangue
Foto: Divulgação/Hemoba

Para homenagear aqueles que doam sangue para salvar vidas e conscientizar sobre a necessidade das pessoas fazerem a doação regularmente, a Hemoba promove a Semana Nacional do Doador de Sangue até o dia 27 de novembro, com o tema Torcida pela Vida: sua doação já é gol!, em alusão à Copa do Mundo, que acontece neste mês. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue regularmente, enquanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que entre 3% e 5% da população pratiquem este ato solidário. As doações constantes são essenciais para manter os estoques e atender a demanda de pacientes das unidades hospitalares.  

Na Semana do Doador, estão programadas várias atividades como apresentações musicais, distribuição de brindes e oferta de lanche especial.

Na sexta-feira, Dia Nacional do Doador de Sangue (25), haverá diversas ações em homenagem aos candidatos à doação. No domingo (27) acontecerá um torneio de futebol solidário no Estádio de Pituaçu, em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Terá a participação do Hemobaba, time de futebol da Fundação, e dos jogadores veteranos de Bahia e Vitória associados da Associação de Garantia ao Atleta Profissional da Bahia (AGAP) e as presenças de artistas e influenciadores digitais. O evento contará também com uma disputa de pênaltis do futebol de amputados, uma iniciativa da Associação Baiana de Desportos para Adaptados (ABDA). Os ingressos gratuitos para os jogos serão distribuídos durante a semana nos postos de coleta da Hemoba, no Salvador Shopping e  Salvador Norte Shopping e nas unidades do Laboratório Linus Pauling.  

“Toda a programação da Semana do Doador tem o objetivo de agradecer os nossos doadores e incentivar outras pessoas a também praticarem este ato solidário regularmente. O sangue é essencial para a vida e não há nada que o substitua em determinados tratamentos. Por isso é tão importante contar com a ajuda dos doadores voluntários. É um processo simples, rápido e indolor e ajuda a salvar vidas”, afirma o diretor geral da Hemoba, Luiz Catto.  

A Semana Nacional de Doação ocorrerá nas unidades de coletas da Hemoba na capital e no interior. Para conferir o horário de atendimento das unidades da Hemoba na capital e no interior do estado, acesse o site: http://hemoba.ba.gov.br/hemorrede

Critérios para doação de sangue

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.   

Fonte: Ascom/Hemoba

Comentários

Leia também

Bahia
Jerônimo e secretária de educação explicam como escolas funcionarão aos finais de semana
Bahia
Prefeitura divulga atrações do Carnaval 2023

Prefeitura divulga atrações do Carnaval 2023

Confira as atrações sem corda contratadas pela prefeitura de Salvador
Bahia
Sefaz-BA alerta para a reta final para pagamento do IPVA com 20% de desconto