Bahia

Hemoba celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue com forró

A ação ‘Antes do Arrasta-pé, passe na Hemoba’ faz parte da campanha do Junho Vermelho, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS)

14/06/2022 06h58
Hemoba celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue com forró
Foto: Divulgação

Para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, a sede Fundação Hemoba em Salvador vai promover, na terça-feira (14), a partir das 12h, um forró com a participação da banda Flor de Milho e estande do Hospital Martagão Gesteira. A ação ‘Antes do Arrasta-pé, passe na Hemoba’ faz parte da campanha do Junho Vermelho, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para incentivar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação regular de sangue.

O mês de junho é o período em que há um menor volume de doações por diversos fatores, como a maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; o aumento de viagens motivado pelas férias escolares e, no Nordeste, pelas celebrações das festas juninas. Além disso, é necessário abastecer os estoques em razão de uma possível alta da demanda por transfusão de sangue devido ao maior número de acidentes nas estradas e aumento de casos de queimaduras por fogos de artifícios nos festejos juninos.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal; apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem descansado e alimentado, evitar alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes. Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac, devem aguardar 48h para realizar a doação. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Jassen, impedem a doação de sangue por 7 dias.

Confira abaixo os horários de funcionamento no período do feriado de Corpus Christi, em Salvador. Para as 21 unidades da Hemoba no interior, acesse o site da Fundação.

Serviços na capital:

16/06: Sede – 7h às até 13h; as demais unidades fechadas.

17/06: Sede – 7h30 às 18h30; Hospital Ana Nery e Hospital do Subúrbio – 7h30 às 16h30; Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping – 9h às 18h.

18/06: Sede – 7h30 às 12h; Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping – 9h às 18h.

Fonte: Ascom/Fundação Hemoba

Comentários

Leia também

Bahia
SSP informa queda de quase 90% em roubos e ataques a bancos na Bahia

SSP informa queda de quase 90% em roubos e ataques a bancos na Bahia

Por meio de nota, a SSP atribui a redução a iniciativas para o enfrentamento da modalidade...
Bahia
Denunciados pelo MP por assassinato de Mãe Bernadete enfrentam júri popular

Denunciados pelo MP por assassinato de Mãe Bernadete enfrentam júri popular

Os acusados vão responder pelos crimes de homicídio qualificado, cometidos por motivo...
Bahia
Bahia registra segunda morte por febre oropouche

Bahia registra segunda morte por febre oropouche

Vítima era uma mulher de 21 anos que não tinha comorbidades, não era gestante e moradora...