Feira de Santana

HEC e PM levam cavalos para dia com crianças e adolescentes internados no hospital

Um dia especial que transformou o ambiente hospitalar.

12/04/2024 10h41
HEC e PM levam cavalos para dia com crianças e adolescentes internados no hospital
Foto: Divulgação

O Hospital Estadual da Criança (HEC) e a Polícia Militar realizaram, nesta quinta-feira, 11, mais uma edição do projeto Equino Atividade – “Alegria a Galope”. A ação leva aos acompanhantes, familiares, pacientes e colaboradores do HEC a oportunidade de interagir com animais do Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana, proporcionando recreação, alegria e diversos benefícios à saúde. Um dia especial que transformou o ambiente hospitalar.

De acordo com a psicóloga e coordenadora da Equipe Multidisciplinar, Ielma Soares, a atividade faz parte da busca dos profissionais por estratégias e ferramentas terapêuticas para o paciente lidar com o seu processo de adoecimento. E o cavalo proporciona esse desenvolvimento, seja ele tátil, porque o paciente pode acariciar o cavalo e sentir o animal; seja motor, através da montaria – a depender da condição clínica do paciente; seja também emocional e afetivo, gerando boas memórias e experiências de socialização enquanto compartilha o momento com outros internados.

“Então, se ele estiver triste, com medo ou angustiado, o ato de tirá-lo do leito, levá-lo à área externa, uma área verde, para ter contato com o animal, isso é terapêutico. A regulação emocional é um fator importante que pode favorecer, inclusive, na melhora clínica do paciente. Pois à medida que essas emoções estão reguladas, é possível enfrentar melhor o adoecimento, o prognóstico e a hospitalização. Favorecendo, inclusive, a alta”, explica a psicóloga.

Foi o que aconteceu com Eyshila, de 10 anos. Ela e a mãe vieram de um povoado em Entre Rios, no Litoral Norte da Bahia. Internada com a filha há 13 dias para tratar um quadro de pneumonia, a mãe conta o efeito que a experiência causou. “Senti que a minha filha foi muito bem atendida aqui, mas sair do quarto, ter contato com o ar livre, foi maravilhoso. No início ela ficou sem coragem, mas depois que viu os coleguinhas indo, ela montou e gostou tanto que deu três voltas! Pra mim foi importante ver a minha filha feliz. O sorriso de felicidade mais bonito que eu vi na minha filha, foi hoje”, comemora Rosana Vieira.

Foto: Divulgação

O mesmo conta Gilvanete Lima, que levou o pequeno Ícaro, de 12 anos, para participar da atividade. “Eu gostei demais da experiência”, revela. Sem conter o riso, Ícaro expõe o desejo de montar novamente em um cavalo quando receber alta: “Não senti medo, só alegria!”, diz.

As ações de humanização do HEC são organizadas e supervisionadas pela equipe multiprofissional do hospital. Parceira, a Polícia Militar segue protocolos de segurança e higienização para apresentar os animais ao manuseio das crianças e adolescentes. Nesta edição, participaram da atividade os acompanhantes e pacientes pediátricos internados no terceiro andar do hospital.

“Após a primeira edição deste projeto, fizemos reuniões para avaliar como foi o evento, e foi muito positivo. Ouvimos relatos dos pacientes da primeira edição falando sobre como foi importante trazer esses animais para o hospital, então, estamos fazendo a segunda edição e a ideia é realizá-la a cada dois meses”, pontua a diretora operacional do HEC, Lívia Leite.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira de Santana está entre as oito cidades da Bahia com menor índice de analfabetismo

Feira de Santana está entre as oito cidades da Bahia com menor índice de analfabetismo

A cidade tinha uma taxa de analfabetismo de 8% em 2010, que diminuiu para 6% em 2022.
Feira de Santana
Projeto que flexibiliza carga e descarga em avenida de Feira de Santana é aprovado

Projeto que flexibiliza carga e descarga em avenida de Feira de Santana é aprovado

O projeto surge como uma resposta às demandas dos comerciantes que têm enfrentado dificuldades...
Feira de Santana
Parque de Exposição vai sediar Expo Portal em junho

Parque de Exposição vai sediar Expo Portal em junho

O Parque de Exposições está passando pelo processo de revitalização e recuperação...