Feira de Santana

HDPA ultrapassa o número de 300 transplantes renais realizados

O hospital mantido pela Santa Casa realizou mais três procedimentos na última semana

24/08/2022 07h09
HDPA ultrapassa o número de 300 transplantes renais realizados
Foto; Divulgação

Nesta semana, deverão ter alta hospitalar os três pacientes submetidos a transplante renal, no último dia 13, no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana. De acordo com o protocolo médico para este tipo de cirurgia, eles continuam em observação na unidade hospitalar e passam bem.

“Os pacientes transplantados evoluem em bom estado geral com hemodinâmica preservada e a expectativa é que nesta semana recebam alta, retornando ao convívio social com mais saúde e qualidade”, explica o médico Rodrigo Serapião, coordenador da equipe de transplantes da Santa Casa.

Os três pacientes que receberam um novo rim são jovens, têm entre 23 e 34 anos, e são dos municípios de Saúde, Presidente Dutra e Feira de Santana, informa o médico Túlio Carvalho, nefrologista da Santa Casa.

Para serem beneficiados com um novo órgão, os pacientes precisam estar inscritos na Central Nacional de Transplantes; eles são elencados de acordo com a fila de espera e precisam estar aptos à cirurgia – entre os critérios, está o grau de compatibilidade doador x receptor.

Segundo hospital da Bahia em número de transplantes, o HDPA já realizou 355 procedimentos desde o início das cirurgias, no ano de 2015. Somente este ano foram 19 transplantes.

“O transplante renal é uma prioridade para a nossa gestão. Mesmo sabendo dos desafios para viabilizar um serviço com tamanha complexidade, firmamos o compromisso de elevar o número de cirurgias no HDPA nos próximos anos”, afirma Rodrigo Matos, provedor da entidade.

O gestor destaca a capacidade e o engajamento da equipe médica: “é uma equipe focada na prestação de um serviço acolhedor, eficiente e de qualidade”.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Vazamento em adutora interrompe abastecimento em Jaguara

Vazamento em adutora interrompe abastecimento em Jaguara

A equipe da Embasa já está mobilizada para fazer a manutenção da adutora
Feira de Santana
Feira de Santana é o 3º melhor município baiano na Dimensão Finanças do IGM-CFA 2022
Feira de Santana
Movimento em bares e restaurantes dispara com jogos da Copa

Movimento em bares e restaurantes dispara com jogos da Copa

Em Feira de Santana os empresários já começaram a ver os resultados