Haddad apresenta lista de 25 prioridades do governo ao novo presidente da Câmara
A lista de prioridades repete as propostas que já haviam sido apresentadas na reunião ministerial de janeiro
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), apresentou um documento contendo as 25 prioridades da pasta para o biênio 2025-2026 ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Os dois se reuniram nesta quarta-feira (5).
Segundo matéria do Estadão, a Fazenda divulgou o documento entregue por Haddad a Motta. Antes de elencar as iniciativas prioritárias, o ministério destaca a parceria com o Congresso para a aprovação de propostas que permitiram a recomposição das bases de arrecadação tributária e as medidas que fortaleceram o arcabouço fiscal.
O documento destaca também o resultado primário obtido pelo governo e o peso das desonerações com folha de pagamento e o Programa Emergencial para Retomada do Setor de Eventos (Perse), que o governo pretende encerrar.
Foi pontuado ainda o papel da responsabilidade fiscal na manutenção das camadas mais necessitadas da sociedade e a obtenção de bons resultados econômicos. Foram ressaltados os indicadores de famílias abaixo da linha da pobreza, que caiu para 27,4% em 2023 de 31,6% em 2022 e o mínimo histórico da população em situação de extrema pobreza, que foi de 4,4% em 2023. Haddad ainda destacou a expansão da renda do trabalho.
A lista de prioridades repete as propostas que já haviam sido apresentadas na reunião ministerial de janeiro e é dividida em três eixos: “estabilidade macroeconômica: política fiscal e justiça tributária”, “melhoria do ambiente de negócios” e “Novo Brasil: Plano de Transformação Ecológica”.
*Com informações Bahia.ba