Política

‘Guerra dos bonés’ entre governo e oposição marca retorno dos trabalhos no Congresso

Ministros do governo Lula surgiram com bonés azuis, enquanto os da oposição surgiram com bonés em verde e amarelo

04/02/2025 12h24
‘Guerra dos bonés’ entre governo e oposição marca retorno dos trabalhos no Congresso
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Uma disputa entre a base governista e a oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou o início do ano legislativo no Congresso Nacional. O embate que não envolveu propostas, mas sim bonés inspirados nos que foram utilizados na campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, servindo de provocação entre os parlamentares na segunda-feira (3).

Os ministros licenciados do governo Lula que detém mandatos no Congresso surgiram com bonés azuis, cor associada ao Partido Democrata nos EUA (opositor de Trump), com os dizeres “O Brasil é dos brasileiros”. Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a ideia partiu do novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira. “Pedi para o Sidônio pensar uma frase, ele enviou essa. Foi um sucesso”, afirmou Padilha.

Segundo a assessoria do ministro, foram confeccionados 100 bonés em diferentes cores, distribuídos a parlamentares da base governista. Deputados do PSOL e do PT, por exemplo, utilizaram versões verdes e amarelas, cores da bandeira nacional.

A oposição reagiu na segunda-feira (3) com peças similares. O novo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), mandou produzir 30 bonés em verde e amarelo com a frase: “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”. Outros acessórios traziam provocações, como uma paródia da marca de café “Nemcaefé” e uma embalagem fictícia de carne com a imagem de Bolsonaro e os dizeres: “Picanha Black”.

Sóstenes disse ter desenvolvido a ideia no domingo (2) como resposta direta a Sidônio. Em uma postagem nas redes sociais, o parlamentar exibiu a distribuição dos bonés no gabinete da liderança do partido. “Um recado para o Brasil todo aqui. Comida barata novamente, Bolsonaro 2026. Ninguém aguenta mais pagar café caro. Nem picanha e nem café”, afirmou.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Projeto de Lei propõe impedir abertura de contas bancárias por condenados por estelionato e crimes financeiros

Projeto de Lei propõe impedir abertura de contas bancárias por condenados por estelionato e crimes financeiros

A matéria segue em tramitação e aguarda parecer da CCJ antes de avançar para votação...
Política
Bolsonaro e aliados convocam manifestação em prol da anistia para envolvidos no 8/1

Bolsonaro e aliados convocam manifestação em prol da anistia para envolvidos no 8/1

O ato está marcado para o próximo domingo (16), no Rio de Janeiro
Política
Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha tomam posse em novos ministérios nesta segunda-feira (10)

Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha tomam posse em novos ministérios nesta segunda-feira (10)

Cerimônia de posse está prevista para às 15h, no Palácio do Planalto, em Brasília,...