Grupo terapêutico do Caps trabalha ansiedade e depressão em adolescentes
São 9.700 crianças e adolescentes cadastrados no Caps Infantil
Durante todo o ano, adolescentes, de 12 a 17 anos, que sofrem com problemas como depressão, automutilação e ansiedade participam de oficinas mensais, em grupo, onde recebem o suporte necessário para vencer esses transtornos.
Após o acolhimento na unidade e atendimento com médico e psicólogo, é traçado um perfil daquele paciente e qual a melhor didática para realizar o tratamento. “Muitas vezes, o adolescente pensa que está sozinho e aqui, em grupo, ele entende que existem outras pessoas passando por situações semelhantes e conseguem se abrir mais, trocar experiências”, explica o psiquiatra João Gama Junior, um dos idealizadores do projeto, junto com a psicóloga Soraya Carlos Dias.
A adesão é um fator positivo. São mais de 26 adolescentes por encontro, o que fortalece o vínculo e gera resultados positivos. “O adolescente tem uma tendência a rejeição, a ser do contra e a primeira resposta positiva que temos é a assiduidade, além do número de participantes por oficina. Isso faz com que eles realizem o tratamento da forma correta, usem as medicações e diminuam as recaídas, além de melhorar a relação social”, comemora Soraya.
No Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Infantil são 9.700 crianças e adolescentes cadastrados. Ao longo do ano são desenvolvidos projetos, oficinas e grupos que desenvolvem e trabalham de forma multidisciplinar aquele paciente. Pessoas com transtornos mentais leves devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). Os casos moderados e graves são atendidos nos CAPS, que oferecem demanda espontânea ou agendada.
O atendimento é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos e psiquiatras. Em Feira de Santana, mais de 38 mil pessoas recebem atendimento psicológico nos CAPS.
Em Feira, 42.727 pessoas estão cadastradas em um dos cinco CAPS. São atendidos pacientes com transtornos mentais, como ansiedade, depressão e distúrbios comportamentais provocados pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas).
CONFIRA O ENDEREÇO DOS CAPS:
CAPS II Silvio Marques: Rua Alcântara nº 100, bairro Mangabeira, tel: 3626-1060
CAPS II Oscar Marques: Rua Comandante Almiro, nº 1170, bairro Serraria Brasil, tel: 3614-6595.
CAPS III João Carlos Lopes Cavalcante: Rua Francisco Martins da Silva, nº 239, bairro Ponto Central, tel: 3612-4555.
CAPS Osvaldo Brasileiro Franco (CAPS Infantil): Rua Alameda das Pedras S/N. Olhos D’água (Próximo a Arena Senador), tel: 3612-4556.
CAPS Álcool e Drogas Dr. Gutemberg Almeida (CAPS AD): Rua Paris número 41, Santa Mônica.
*Com informações Secom