Grupo de Feira de Santana embarca em peregrinação para Europa e pode acompanhar eleição do novo Papa
Viagem religiosa passará por Portugal, Espanha e Itália, e acontece em meio ao luto mundial pela morte do Papa Francisco
Um grupo de peregrinos de Feira de Santana embarca na próxima sexta-feira (25) para uma viagem religiosa pela Europa, que inclui passagens por Portugal, Espanha e Itália. Organizada pela agência Peregrinação Viagens e Turismo, a jornada promete ser especialmente marcante: o grupo estará em Roma exatamente no período previsto para o conclave que escolherá o novo Papa, após a morte de Francisco.
A viagem estava programada desde o ano passado e contará com a presença do padre Paulo Tarso, pároco da Catedral de Senhora Sant’Ana, como diretor espiritual. A coincidência com o falecimento do pontífice tornou a experiência ainda mais simbólica para os participantes.
“Essa viagem já vinha sendo planejada com o padre Paulo, mas coincidiu com a morte do Papa Francisco. Estaremos em Roma entre os dias 5 e 10 de maio, exatamente no período que tudo indica será o da escolha do novo Papa”, explicou Jair Bezerra, responsável pela agência organizadora. “A expectativa aumentou muito, pois todos querem vivenciar esse momento único. Apesar da tristeza, também é um tempo de esperança, como o Papa sempre pregou.”
O roteiro da peregrinação inclui cidades como Lisboa, Fátima e Porto, em Portugal; Santiago de Compostela, Barcelona e Montserrat, na Espanha; e Florença e Roma, na Itália. Para muitos, será a primeira viagem à Europa.
A integrante do grupo, Ana Vitória, está animada para reviver a experiência.
“É a terceira vez que faço essa peregrinação. O que é bom, a gente repete”, comentou, sorrindo. “Meu objetivo é espiritual, claro, mas também é uma oportunidade de conhecer lugares maravilhosos. Florença, que ainda não conheço, é o que mais estou esperando.”
Antes da viagem, o grupo participou de uma missa nesta terça-feira (22), uma tradição nas peregrinações religiosas, celebrada por padre Paulo.
“Sempre que iniciamos uma viagem assim, pedimos a bênção de Deus, sua luz e proteção”, destacou o sacerdote. “A peregrinação tem um valor muito especial: vamos beber da fonte da nossa fé, visitando o túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo e locais sagrados que fazem parte das raízes do cristianismo.”
Sobre o momento histórico vivido com a morte do Papa Francisco, padre Paulo explicou que a Igreja vive agora o período chamado de sede vacante.
“Na missa de hoje, por exemplo, não citamos o nome do Papa, porque o trono está vago. São nove dias de luto e orações por sua alma. Após o funeral, começa o conclave, quando os cardeais se reúnem na Capela Sistina para escolher o novo Papa.”
Ele lembra que o grupo tem visita agendada ao Vaticano para o dia 8 de maio, data que pode coincidir com importantes eventos da transição papal.
“Não sabemos ainda como será, pois tudo estará sendo preparado para o conclave, mas Roma nos espera com uma atmosfera inesquecível. Levaremos todos em nossas orações.”
A peregrinação segue até o dia 10 de maio.
*Com informações do repórter Robson Nascimento