Bahia

Empresas baianas firmam cooperação durante viagem de Jerônimo à China

A agenda de Jerônimo Rodrigues segue nesta segunda-feira, quando ele retorna a Pequim para encontros empresariais

02/04/2023 12h28
Empresas baianas firmam cooperação durante viagem de Jerônimo à China
Foto: Daniel Senna/GOVBA

O domingo do governador Jerônimo Rodrigues foi de trabalho na China. Ele viajou de Pequim para a cidade de Liaocheng, no estado de Shandong, localizada 430 quilômetros ao sul da capital, para conhecer uma indústria de alimentos e produtos de medicina natural, a Deej World. A comitiva baiana se reuniu com a direção da companhia que tem interesses em investir na Bahia. Na oportunidade, foi assinado um protocolo de cooperação estratégica entre a Deej e empresas baianas que atuam no setor agropecuário. O objetivo é que essas empresas possam exportar sua produção para a China, maior parceiro comercial estrangeiro da Bahia.

O estado de Shandong tem a terceira maior economia da China e a maior produção agrícola de frutas e hortaliças. Com uma população de 100 milhões de habitantes, o equivalente a 7% da população do país, Shandong é considerado um estado irmão da Bahia com quem mantém relações comerciais há 24 anos.

“Viemos reforçar a relação que já existe entre a Bahia e Shandong, e aproveitamos para formalizar um acordo de cooperação estratégica empresarial na área da agropecuária. Com a população que tem, Shandong representa um mercado consumidor importante para os produtores baianos e queremos aproveitar isso”, explicou Jerônimo.

No fim do dia (pelo horário local), a comitiva baiana foi recebida pelo vice-governador de Shandong, Hon Deng, que fez uma apresentação sobre o estado e garantiu o interesse em manter relações comerciais com a Bahia. “Com o fim da pandemia, criou-se uma situação econômica muito favorável para os investimentos em diversas áreas e podemos fazer negócios na agropecuária, infraestrutura e turismo, por exemplo. O governador Jerônimo é o primeiro governador brasileiro a ser recebido por um governador chinês após a reabertura do país e vamos fazer os esforços necessários para por em prática os interesses de nossos dois povos”, destacou Hon Deng.

A agenda de Jerônimo Rodrigues segue nesta segunda-feira, quando ele retorna a Pequim para encontros empresariais. Estão com o governador na missão internacional os secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro; e de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida; além do superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento, da SDE, Paulo Guimarães.

Comentários

Leia também

Bahia
BioEx facilita identificação biométrica de 32 mil eleitores na Bahia

BioEx facilita identificação biométrica de 32 mil eleitores na Bahia

Projeto permitirá a validação de dados biométricos de eleitores aptos a votar, mas...
Bahia
Bahia registra duas mortes por suspeitas de botulismo associado a consumo de mortadela

Bahia registra duas mortes por suspeitas de botulismo associado a consumo de mortadela

O botulismo é uma doença grave, mas não é contagiosa
Bahia
Aplicativo e-Título já foi baixado por mais de 4,6 milhões de baianos

Aplicativo e-Título já foi baixado por mais de 4,6 milhões de baianos

Somente neste ano, cerca de 334.189 novos registros foram realizados por eleitores baianos ...