Brasil

Governo vai oferecer cursos gratuitos para obtenção da CNH

Ministro dos Transportes anuncia fim da obrigatoriedade de autoescolas e redução de custos em até 80%

31/10/2025 10h34
Governo vai oferecer cursos gratuitos para obtenção da CNH
Foto: Itailuan dos Anjos / ASCOM Detran-BA

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que o governo federal vai oferecer cursos gratuitos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida acompanha a proposta de acabar com a obrigatoriedade das autoescolas no processo de emissão da carteira de motorista. Segundo o ministro, a expectativa é que as mudanças entrem em vigor ainda este ano.

Os cursos serão oferecidos de forma online, presencial ou à distância, em autoescolas tradicionais ou escolas públicas. “Vamos oferecer o curso às pessoas gratuitamente. Curso de legislação, cidadania, direção defensiva, meio ambiente. As matérias necessárias para tirar uma carteira de habilitação na prova teórica”, afirmou Renan Filho. A proposta está em consulta pública até domingo (2) e, após esse prazo, deve ser oficializada por meio de resolução do Contran, sem necessidade de aprovação do Congresso Nacional.

De acordo com o ministro, a retirada da obrigatoriedade das autoescolas vai reduzir custos e burocracias. “São 20 milhões de brasileiros que dirigem sem carteira. Isso precisa ser resolvido”, destacou. Os exames teóricos e práticos continuarão obrigatórios, e o processo poderá ser aberto pelo site da Senatran ou pela Carteira Digital de Trânsito. O governo prevê que o custo para obter a CNH seja reduzido em até 80%, já que hoje o valor pode ultrapassar R$ 4 mil.

Comentários

Leia também

Brasil
Megaoperação no Rio de Janeiro cumpre 20 dos 100 mandados pretendidos

Megaoperação no Rio de Janeiro cumpre 20 dos 100 mandados pretendidos

Ação mobilizou 2,5 mil policiais e se tornou a mais letal da história do estado; entre...
Brasil
Operação no Rio: 99 corpos já foram identificados e 89 liberados para as famílias

Operação no Rio: 99 corpos já foram identificados e 89 liberados para as famílias

Polícia Civil diz que maioria dos mortos tinha antecedentes criminais; governo federal...
Brasil
Congresso aprova MP que deve reduzir contas de luz a partir de 2026

Congresso aprova MP que deve reduzir contas de luz a partir de 2026

Medida cria teto para gastos da CDE, amplia mercado livre de energia e muda regras sobre...