Governo suspende exportações de carne de frango do RS após caso de gripe aviária
Medida tenta preservar mercado após detecção do primeiro foco da doença em granja comercial no país
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) suspendeu, a partir desta sexta-feira (16), as exportações de carne de frango provenientes do Rio Grande do Sul. A medida foi adotada após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial na cidade de Montenegro, no interior do estado. Ainda não há prazo para a retomada das exportações.
A decisão tem como objetivo preservar a credibilidade da carne brasileira no mercado internacional e facilitar uma retomada mais rápida das exportações assim que os casos forem controlados.
Antes do anúncio do governo federal, China e União Europeia já haviam suspendido a compra de carne de frango do Brasil. Nos dois casos, a interrupção segue protocolos de exportação firmados com o país, que preveem suspensão automática — na forma de autoembargo — em caso de detecção da doença em granjas comerciais.
O foco da gripe aviária foi confirmado na quinta-feira (15) em um plantel de produção de ovos férteis. Até então, o Brasil só havia registrado casos da doença em aves silvestres, desde a chegada do vírus ao país em 2023. A gripe aviária circula globalmente desde 2006.