Brasil

Governo suspende descontos em benefícios do INSS por tempo indeterminado

Decisão ocorre após operação da PF revelar suspeita de fraudes bilionárias em cobranças indevidas

29/04/2025 20h07
Governo suspende descontos em benefícios do INSS por tempo indeterminado
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O governo federal suspendeu, por tempo indeterminado, todos os acordos do INSS com entidades associativas que aplicavam descontos mensais em benefícios de aposentados e pensionistas. A medida foi publicada nesta terça-feira (29) em despacho assinado pela presidente interina do INSS, Débora Floriano.

Com a decisão, ficam bloqueados os repasses a essas entidades até que seja feita uma reavaliação completa da regularidade dos acordos. A medida havia sido anunciada após a deflagração da Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que apura fraudes bilionárias.

Segundo as investigações, pelo menos 11 entidades são suspeitas de realizar descontos sem autorização entre 2019 e 2024, com prejuízo estimado em até R$ 6,3 bilhões.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em 13 estados e no Distrito Federal. Houve apreensões em São Paulo, Paraná e Ceará, entre outros. Até a última atualização, seis pessoas haviam sido presas, e cinco servidores públicos foram alvo de medidas judiciais.

A operação também resultou na demissão do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, afastado logo após o início das investigações.

Comentários

Leia também

Brasil
Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

O programa foi lançado com a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Medida...
Brasil
Governo autoriza nomeação de aprovados na primeira edição do CNU

Governo autoriza nomeação de aprovados na primeira edição do CNU

As nomeações dependem da existência de vagas na data da posse e da comprovação de...
Brasil
Sicredi alcança marco de 3 mil agências em todo o Brasil

Sicredi alcança marco de 3 mil agências em todo o Brasil

Instituição financeira cooperativa amplia presença em diversas regiões e projeta encerrar...