Política

Governo minimiza declarações de Lula e Trump antes de encontro

Brasileiro falou sobre uso de “moeda local”; americano citou tarifaço para carnes

23/10/2025 18h57
Governo minimiza declarações de Lula e Trump antes de encontro
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Integrantes do governo brasileiro minimizam as recentes falas dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump às vésperas da reunião prevista para acontecer neste domingo (26), na Malásia. O encontro tem como objetivo discutir uma saída para a crise entre Brasil e Estados Unidos.

A avaliação é de que nem a fala de Lula – que voltou a defender o comércio em moedas locais entre os países dos Brics –, nem o comentário de Trump – que declarou que a tarifa de 50% sobre a carne brasileira salvou a pecuária americana – têm potencial para comprometer as negociações.

Lula apenas reforçou uma defesa antiga e já conhecida, enquanto Trump mirou o público interno. As declarações, porém, soaram indigestas. Apesar da sinalização positiva de Brasil e EUA para a conversa, a agenda entre os dois presidentes ainda não foi oficialmente confirmada. Nem sequer um protocolo para a eventual reunião foi divulgado.

Nesta quinta-feira (23), durante o fórum econômico em Jacarta, capital da Indonésia, Lula voltou a defender o comércio em moedas locais, sem uso do dólar, entre os membros dos Brics. Em julho, Trump havia dito que o grupo estava “tentando destruir o dólar”.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Lula diz que acordo com EUA é possível, mas não será fechado nesta semana

Lula diz que acordo com EUA é possível, mas não será fechado nesta semana

O presidente deverá ter uma reunião presencial com Donald Trump
Política
Na Indonésia, Lula volta a criticar uso do dólar às vésperas de encontro com Trump

Na Indonésia, Lula volta a criticar uso do dólar às vésperas de encontro com Trump

Presidente voltou a defender o comércio com moedas locais dos países como uma alternativa...
Política
Lula afirma que disputará o quarto mandato durante visita à Indonésia

Lula afirma que disputará o quarto mandato durante visita à Indonésia

Alguns acordos foram firmados entre os países durante o encontro