Governo Lula tem avaliação positiva para 35% dos deputados federais, aponta Genial/Quaest
No quesito relação com o Congresso Nacional, é como se 4 em cada 10 deputados tivesse afirmado que a relação do governo Lula com a Casa não vai bem
Entre os deputados federais, 35% dos parlamentares avaliam como positiva a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste sete primeiros meses de mandato. Outros 30% consideraram regular e 33%, negativa. Os números fazem parte de uma pesquisa da Genial/Quaest, que ouviu uma amostra de 185 deputados e foi divulgada nesta quinta-feira (10). Apenas 2% não responderam ou disseram não saber.
Comparado à opinião pública, o posicionamento dos parlamentares é semelhante. A última pesquisa realizada pelo instituto, em julho deste ano, apontou que 37% da população avalia a gestão do petista como positiva, enquanto 32% consideram regular e 27%, negativa.
Os deputados representantes de estados do Nordeste são os que mais aprovam a gestão. Na região, 50% dos parlamentares consideraram positivo o desempenho do governo Lula, depois aparece o Sudeste (33%), seguida das regiões Centro-Oeste e Norte (que juntos somam 28%) e, por fim, o Sul (23%).
No quesito relação com o Congresso Nacional, é como se 4 em cada 10 deputados tivesse afirmado que a relação do governo Lula com a Casa não vai bem. Consideraram essa relação negativa 24% dos parlamentares entrevistados, enquanto 41% avaliaram como negativa e 32% como regular. Não responderam ou não souberam opinar somaram 2%.
A pesquisa tem margem de erro estimada em 4,8 pontos percentuais. Foram ouvidos 185 dos 513 deputados federais, levando em consideração região e posicionamento ideológico dos partidos. O número representa 36% da classe.
*Metro 1