Política

Governo Lula é avaliado como ruim ou péssimo por 42,6%, diz Paraná Pesquisas

Terceiro mandato do presidente Lula não tem avaliações positivas superando as negativas desde agosto de 2023

13/01/2025 17h48
Governo Lula é avaliado como ruim ou péssimo por 42,6%, diz Paraná Pesquisas
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O número de brasileiros que avalia o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ruim ou péssimo segue superando os que classificam como ótimo ou bom, segundo levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (13).

Conforme a pesquisa, 11,1% dizem que o governo é ótimo. Para 22,7% dos brasileiros a administração federal é boa — totalizando 33,8% de avaliação positiva.

Já a avaliação negativa, de 42,6%, é formada por 8,4% que classificam o governo Lula como ruim e 34,2% como péssimo.

Outros 22,5% avaliam o governo como regular. Não sabem ou não opinaram, 1,1%.

O levantamento foi realizado por meio de entrevistas presenciais, com 2.018 brasileiros aptos a votar (com mais de 16 anos), em todo o território nacional. O grau de confiança da pesquisa é de 95%. E a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comparação

Na pesquisa de novembro de 2024, a última do instituto, os brasileiros que avaliavam o governo Lula como ruim ou péssimo somavam 42,3% da população.

Já os que avaliavam a atual gestão do governo federal como positiva eram 32,6%.

O governo Lula não tem avaliações positivas superando as negativas, nos levantamentos do Paraná Pesquisas, desde agosto de 2023.

Naquele mês, no oitavo do terceiro governo do presidente Lula, as avaliações positivas somavam 40% (15,9% de ótimo e 24,1% de bom). Já as negativas, 30,7% (23,7% de péssimo e 7% de ruim).

*Com informações CNN

Comentários

Leia também

Política
Haddad apresenta lista de 25 prioridades do governo ao novo presidente da Câmara

Haddad apresenta lista de 25 prioridades do governo ao novo presidente da Câmara

A lista de prioridades repete as propostas que já haviam sido apresentadas na reunião...
Política
Lula critica Trump sobre Gaza: ‘Quem tem de cuidar são os palestinos’

Lula critica Trump sobre Gaza: ‘Quem tem de cuidar são os palestinos’

Presidente brasileiro voltou a acusar Israel de cometer genocídio com apoio dos EUA e...